MEC e governo alemão discutem cooperação entre os dois países

estante de livrosRepresentantes do Ministério da Educação e do governo alemão reuniram-se na última semana, para retomar as discussões sobre a cooperação entre Brasil e Alemanha na educação profissional. A reunião ocorreu na sede da embaixada daquele país, em Brasília, e teve a participação do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcos Viegas, e do embaixador da Alemanha no Brasil, Dirk Brengelmann.

Um dos assuntos tratados foi o da criação de grupo de trabalho para analisar a viabilidade de implantação em instituições brasileiras de um projeto-piloto de aprendizagem baseado no sistema alemão. A proposta inicial é que o grupo seja composto por representantes da rede pública de educação profissional, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), da Câmara de Comércio e Indústria da Alemanha no Brasil, do setor da indústria e de trabalhadores.

“Todas as iniciativas que tenham como foco a elevação da qualidade das nossas escolas, sobretudo as que contemplam o currículo da formação profissional, nos interessam”, destacou Viegas. “Trata-se de uma agenda estratégica para o Brasil, que acreditamos ter potencial para gerar novas possibilidades para o sistema de ensino no país”.

Para Dirk Brengelmann, é preciso entender as particularidades dos sistemas alemão e brasileiro e procurar áreas de interesse comum. O embaixador apontou que a principal diferença entre os dois sistemas é a formação com foco no aprendizado prático. “Na Alemanha, o estudante passa mais de dois terços da sua formação atuando na indústria e o restante do tempo na escola; ou seja, a prática é um componente muito forte no currículo”, ressaltou.

Também participaram da reunião o diretor de integração das redes de educação profissional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Gustavo Estevão; o assessor especial da Setec, Franclin Nascimento; e o conselheiro para assuntos científicos e intercâmbio acadêmico da embaixada alemã, Thomas Schröder.

Prática – O modelo dual de educação profissional da Alemanha tem como ponto central a busca da teoria aliada à prática no processo de ensino-aprendizagem. Naquele país, as instituições de ensino profissional atuam na transmissão do conhecimento teórico da profissão. Já a empresa é a responsável por proporcionar o conhecimento prático, por meio da inserção do estudante nas atividades cotidianas dos processos de produção.

Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação, com informações da Setec

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