Planetário da Índia recebe tecnologia ZEISS

Birla Planetarium in Calcutta reopened with ZEISS technology

Após uma extensiva restauração, o Planetário Birla, em Calcutá, reabriu no dia 18 de julho. Originalmente construído há 55 anos, o planetário tem uma cúpula de 23 metros e agora está equipado com a tecnologia híbrida ZEISS Starmaster Velvet. A ministra da Bengala Ocidental, Mamata Banerjee, reabriu oficialmente o maior planetário da Índia, juntamente com o prefeito de Calcutá, Sovan Chatterjee. Banerjee lembrou da primeira vez em que visitou o lugar, quando ainda era criança. “Desde aquele dia, fiquei fascinada com a Ciência Espacial e a Astronomia”. A ministra está convencida de que “estudantes de todas as escolas devem visitar o lugar”.

O sistema híbrido compreende um projetor óptico-mecânico ZEISS Starmaster em combinação com um sistema de projeção de vídeo ZEISS Velvet de 360°. As 9.100 estrelas normalmente visíveis a olho nu apenas sob as melhores condições agora ganham vida em diferentes níveis de brilho. A qualidade do céu noturno artificial foi particularmente importante para o Planetário Birla.

O sistema de vídeo consiste em nove projetores, os quais produzem uma exibição perfeita e deslumbrante na cúpula com 20 milhões de pixels. A tecnologia Velvet da ZEISS permite a sobreposição suave de estrelas com imagens de objetos astronômicos, como galáxias e redes astronômicas.

O sistema de controle conjunto garante que o céu noturno óptico-mecânico e a projeção de vídeo digital estejam sempre sincronizados. “A renovação do planetário é um projeto realmente especial para nós e nosso parceiro local, a empresa Orbit Animate”, diz Dr. Martin Wiechmann, chefe da Unidade de Negócios de Planetários da ZEISS. “Uma colaboração baseada em confiança de muitos anos produziu um planetário moderno, cujo trabalho educacional diário deleitará milhões de jovens e os incentivará a se concentrar na ciência”.

Com essa modernização, tornou-se possível apresentar o conteúdo de maneiras completamente novas. Agora, os visitantes podem fazer uma jornada virtual, deixando a Terra e voando através do Sistema Solar e além da Via Láctea. A Astronomia será o foco do planetário no futuro, mas, graças à nova tecnologia, programas de outros temas científicos e culturais também serão oferecidos. Com meio milhão de visitantes todos os anos, a maioria estudantes, o Planetário Birla é um dos mais visitados do mundo.

Foto: Divulgação ZEISS