Prêmio Humboldt escolhe vencedores

Um físico quântico, um filósofo e um químico são os novos professores da Fundação Alexander von Humboldt. Os três são os primeiros vencedores de 2010 do Prêmio Humboldt, o prêmio internacional de pesquisa mais valioso da Alemanha. Financiado pelo Ministério da Educação e Pesquisa e concedido pela renomada Fundação, homenageia cientistas de todo o mundo – sem distinção de área de pesquisa ou país – dando-lhes, além de um prêmio em dinheiro, visibilidade e a possibilidade de conduzir pesquisas de alto nível na Alemanha.


O físico Dietrich Leibfried (do Instituto Nacional de Padrões e Tecnlogia de Boulder, nos Estados Unidos), o filósofo Hannes Leitgeb (da Universidade de Bristol, na Inglaterra) e o químico Alec Wodtke (da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, nos Estados Unidos) foram escolhidos entre as 15 candidaturas inscritas para a primeira seleção do ano. A partir de agora, Leibfried pesquisará na Universidade de Ulm, Leitgeb integrará o corpo docente da Universidade de Munique, enquanto Wodtke trabalhará na Universidade de Göttingen. Cada um deles também receberá um prêmio no valor de € 3,5 milhões a € 5 milhões, destinados a financiar os primeiros cinco anos de pesquisa na Alemanha.


“Estou muito contente por podermos escolher, mais uma vez, pesquisadores de destaque para a Fundação Alexander von Humboldt. Os primeiros selecionados de 2010, vindos de disciplinas tão diferentes, evidenciam o amplo leque do nosso prêmio“, disse a Ministra Federal da Educação e Pesquisa, Annette Schavan. “Esperamos que os vencedores sejam figuras-chave do mundo da comunicação científica, que enriqueçam o cenário científico alemão e a mudança sustentável, e que também sejam ímãs para jovens pesquisadores, descobrindo novos talentos e despertando o entusiasmo pela ciência”, desejou Schavan.


Outras duas novas seleções deverão acontecer ainda este ano, no verão e no outono europeus. O Prêmio Humboldt deverá selecionar até mais sete novos professores em 2010. Informações sobre como candidatar professores e as condições necessárias para concorrer ao prêmio podem ser encontradas no site da Fundação.

Eric Lichtenscheidt
Eric Lichtenscheidt