Projeto do Colégio Humboldt incentiva relação de alunos com escolas do exterior

CartaCom o objetivo de discutir as diferenças entre o português brasileiro e o português europeu por meio de troca de cartas manuscritas entre estudantes, o Colégio Humboldt promove o projeto “Cartas de além-mar”, desenvolvido pela professora Carolina Yokota e pelo professor Ademir Alves para os alunos do 10º ano.

Em 2015, os estudantes do 7º ano trocaram correspondências com uma escola de Lisboa e, agora, os alunos do 10º ano terão a oportunidade de se comunicarem com uma instituição de Luanda, na Angola. O conteúdo das cartas estará voltado à reflexão sobre a língua, além dos aspectos sociais e culturais de cada país.

“Essa troca de correspondências produzirá um material muito rico para ser trabalhado em sala, tanto no que diz respeito ao aspecto linguístico (diferenças, validade do Acordo Ortográfico, etc) até aspectos culturais (a língua é expressão da cultura de um povo)”, conta Yokota.

Segundo a professora, os alunos serão bastante orientados e preparados para a produção deste projeto. “Revisaremos o gênero textual do material, leremos textos sobre o português brasileiro e europeu, e faremos várias discussões”, ressalta. A partir disso, os alunos produzirão as cartas à mão, que depois serão revisadas e enviadas à instituição fora do País.

O envio das cartas será realizado pelo correio para mostrar aos estudantes como funcionava a comunicação no passado. “Assim, os alunos aprendem a trabalhar também o imediatismo com o qual estão bastante acostumados”, finaliza Yokota. Outras escolas do exterior devem participar do projeto até o final do ano.

Foto: CC/Pixabay/jarmoluk