Winterkurs terá número recorde de bolsistas brasileiros em 2010


O Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs (Winterkurs) contará com a participação de 120 estudantes brasileiros em 2010 – a maior desde que o programa foi criado. Nos últimos dois anos, o programa beneficiou em cada edição, cerca de 70 jovens de universidades do Brasil.


 


Entre os brasileiros selecionados, 29 estudantes irão para a Universidade de Leipzig (Instituto Herder), 28 para a Universidade Livre (FU) de Berlim, 26 para Düsseldorf, 22 para a Universidade de Duisburg-Essen e 15 para a de Freiburg. Segundo o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico – DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst, o significativo aumento do número de brasileiros deve-se principalmente ao orçamento recorde da instituição em 2009, além da inclusão do Instituto de Comunicação Intercultural (IIK) de Düsseldorf, associado à Universidade Heinrich Heine, entre os estabelecimentos participantes do programa.


 


Com início nas primeiras semanas de janeiro, os cursos têm duração de quatro a seis semanas e incluem atividades culturais, além das aulas de alemão em nível avançado. O edital para as bolsas do Winterkurs 2011 deverá ser divulgado em maio de 2010. Podem concorrer estudantes de graduação a partir do sexto período universitário, e mestrandos, todos com bom desempenho acadêmico e conhecimentos de alemão em nível intermediário (B1).

David Ausserhofer
David Ausserhofer