Mostra Porto 2016 destaca um futuro melhor

mostra-porto-141O Colégio Visconde de Porto Seguro promove no próximo sábado, 22 de outubro, a Mostra Porto, que reúne projetos que colaboram para construção de um futuro melhor, elaborados por alunos da instituição. Além de valorizar o processo pedagógico trabalhado durante todo o ano letivo, a mostra seguirá o calendário de comemorações do Bicentenário de Nascimento de Francisco Adolfo de Varnhagen (1816-1878), o Visconde de Porto Seguro.

Os temas que serão apresentados durante a exposição têm o objetivo de fomentar novas atitudes, além de abordar assuntos voltados para áreas de interesse dos estudantes, como estratégias para realizar uma boa apresentação em público.      

O evento acontecerá simultaneamente nas três unidades (Panamby, Morumbi e Valinhos), das 9h30min às 12h30min. A Mostra Porto envolve disciplinas de maneira integrada com áreas do saber. Cada projeto contou com a participação ativa dos alunos, que se aprofundaram nos temas, definiram um planejamento e executaram cada etapa para assim alcançarem um aprendizado interdisciplinar.           

Segundo Carlos Nascimento Jr., Diretor Pedagógico Institucional do Ensino Fundamental II, a Mostra Porto é uma oportunidade valiosa para apresentar aos visitantes alguns exemplos de atividades desenvolvidas dentro do Colégio. “Temos como matriz de ensino ofertar atividades que contemplam diversas áreas de interesse, como empreendedorismo, artes, história global e tecnologia. Estamos animados com mais uma edição da mostra, que nos permite expor grandes talentos do Porto Seguro”, afirma Nascimento.

Projetos

Durante a exposição, os presentes vão conhecer o Projeto Entendimento Global para o Desenvolvimento Sustentável, produzido por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II da Unidade Panamby. O principal objetivo do projeto é a disseminação do conhecimento das 17 Metas Globais, propostas por 193 líderes por meio da ONU (Organização das Nações Unidas) para erradicação da pobreza extrema, combate à desigualdade e injustiça e redução das mudanças climáticas.       

O projeto envolveu as disciplinas de Geografia, História, Artes, Língua Portuguesa e Inglês. Os alunos criaram ONGs para defender uma das metas globais e criaram campanhas de conscientização. Os estudantes ainda organizaram conferências em formato ONGTalks, que serão apresentadas no palco do foyer.  
 
No Morumbi, os alunos do 8º ano tiveram a oportunidade de se aprofundar, durante as aulas de Produção de Texto, nos mais variados gêneros jornalísticos, como notícia, charge e resenha crítica. Os estudantes visitaram a Fazenda Ipanema, local onde viveu o Visconde de Porto Seguro. Após a visita, iniciaram a criação de um jornal que visa noticiar fatos referentes à época do Visconde e ao lugar, contando sobre a experiência do passeio, com charges sobre o que viram durante o estudo. A produção dos alunos estará disponível para os visitantes.  
 
Em Valinhos, o projeto Porto Talks: Como se apresentar para grandes plateias? analisou os  nove pilares de uma boa apresentação com base nos exemplos do TED, série de conferências que abordam temas diversos, como tecnologia e entretenimento, e são inspiração para empresários em todo o mundo. O projeto foi uma oportunidade para alunos compreenderem o gênero palestra, conhecerem estratégias para falar em público e aprimorar a habilidade de comunicação oral.

Na Mostra será possível conhecer mais projetos elaborados por alunos dos anos do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano. Para obter mais informações do evento e conhecer os projetos, basta clicar aqui!

Foto: Divulgação Colégio Visconde de Porto Seguro