Alemanha oferece bolsas de estudo em Proteção Climática

hope_sxc_menorCom o programa International Climate Protection Fellowship (Bolsas Internacionais de Proteção ao Clima), a Fundação Alexander von Humboldt oferece a futuros líderes da academia e da indústria a oportunidade de implementar um projeto de pesquisa no campo da Proteção Climática ou conservação de recursos climáticos durante uma estadia de um ano na Alemanha.

Ao habilitar futuros tomadores de decisão e multiplicadores a compartilhar conhecimento, métodos e técnicas com colegas especialistas alemães, a iniciativa promove seu objetivo, levando em consideração questões relacionadas à prática em seus países de origem. Desse modo, o programa visa desenvolver contatos e colaborações de longo prazo com colegas alemães.

Mais de 20 bolsas são concedidas por ano, financiadas pela Iniciativa Internacional Climática do Ministério Alemão de Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMUB). O programa é destinado a futuros líderes de países não-europeus e em desenvolvimento – entre eles, o Brasil. Estes, devem elaborar seus respectivos projetos e implementá-los em conjunto com uma instituição-anfitriã na Alemanha.

A Fundação Alexander von Humboldt gerencia o programa em cooperação com Confederação Alemã da Indústria (BDI), o Centro de Pós-Graduação Internacional em Gestão Ambiental (CIPSEM), a Universidade Técnica de Dresden (TU Dresden), o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), a Fundação Federal Ambiental da Alemanha (DBU), a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) e a Renewables Academy AG (RENAC).

Os interessados em se candidatar para as bolsas de estudo devem estar trabalhando no campo da proteção climática ou da conservação de recursos climáticos; apresentar habilidades de liderança, que devem ser claramente demonstradas na aplicação e apoiada por referências. Candidatos engajados em questões legais, econômicas, relacionadas à saúde e sociais também são encorajados a participarem do programa.

Entre os benefícios oferecidos, a bolsa disponibiliza provisão para custos de € 500 a € 800 com a pesquisa, curso intensivo de alemão, montante fixo para despesas de viagem, networking com especialistas alemães e outros pesquisadores.

Para mais informações sobre o International Climate Protection Fellowship, clique aqui

Foto: SXC