Nenhuma imagem disponível na galeria.

Em uma iniciativa que marca um novo capítulo em sua história, a Fundação Bradesco implementou o SAP S/4HANA – software de Planeamento de Recursos Empresariais (ERP) que funciona como o sistema nervoso central da empresa – como parte de um amplo projeto de transformação digital, em projeto conduzido pela Deloitte para a instituição. A mudança traz ganhos substanciais na gestão de finanças, compras e projetos, com impactos diretos na gestão administrativa das 40 escolas próprias da Fundação Bradesco que estão em todos os estados do país e no Distrito Federal e beneficiam mais de 42 mil alunos em situação de vulnerabilidade social.
O sistema entrou em operação oficialmente no início do ano e já apresenta resultados em fluidez de processos, governança, compliance e preparação para mudanças regulatórias, como a Reforma Tributária.
“Quando falamos em transformação digital, não estamos apenas falando de tecnologia, mas de pessoas. Começamos nossa jornada em 2023 focando na reconstrução dos processos e no fortalecimento das equipes. Não há transformação real sem um alicerce sólido”, explica Marcos Braga, superintendente de TI da Fundação Bradesco.
A Deloitte, responsável pela condução do projeto, atuou como parceira estratégica da instituição na jornada. O trabalho envolveu uma abordagem multidisciplinar que contemplou o redesenho de processos, gestão de mudanças, segurança cibernética, controles internos e integração de sistemas.
Com a adoção da solução, a instituição passa a operar com mais agilidade, controle e transparência. Antes apoiada em sistemas internos desenvolvidos sob demanda, a Fundação optou por uma solução única e integrada, capaz de centralizar processos e fornecer visibilidade em tempo real de toda a operação. Essa mudança permite automatizar as rotinas críticas, como controle de estoque de alimentos e análise financeira, otimizando o uso de recursos e promovendo uma governança mais eficiente.
“Com o apoio da Deloitte na implementação do SAP S/4HANA, conseguimos gerenciar melhor nossos recursos, garantindo que cada centavo seja investido da melhor forma possível na educação de nossos alunos”, afirma Marcos.
A escolha pela SAP foi feita após uma análise criteriosa de mercado. A instituição avaliou diferentes fornecedores e optou pela solução da SAP por permitir operar com uma base única, sem necessidade de customizações excessivas ou softwares adicionais, o que favoreceu a adoção de uma arquitetura limpa (Clean Core) e preparada para crescer de forma estruturada.
“A Deloitte tem muito orgulho de apoiar a Fundação Bradesco nessa jornada. Este projeto é um marco de modernização na gestão administrativa e reforça o potencial da tecnologia na transformação de instituições com propósito social”, destaca Eduardo Rodrigues, sócio de consultoria e líder da aliança Deloitte-SAP no Brasil.
Para a SAP, a parceria reflete o impacto que a tecnologia pode gerar quando usada de forma estratégica. “A iniciativa mostra que soluções empresariais como o SAP S/4HANA têm o poder não apenas de otimizar operações, mas de contribuir com o impacto social de instituições que transformam vidas. É gratificante ver nossa tecnologia impulsionando o futuro da educação no Brasil”, finaliza Adriano Testoni, vice-presidente de Vendas da SAP Brasil.
A Fundação Bradesco já traçou um roadmap para os próximos ciclos, com a implementação de novas soluções que expandirão sua transformação digital.