Publicidade

Sustentabilidade Empresas Meio Ambiente Premiação
17 de julho de 2025

Gerdau é campeã do prêmio Melhores do ESG 2025 da Exame

Por Redação Brasil-Alemanha News

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: Divulgação/Gerdau

A Gerdau, empresa brasileira produtora de aço, é a vencedora do prêmio Melhores do ESG de 2025, uma das principais premiações do País, promovida pela revista Exame, na categoria Mineração, Metalurgia e Siderurgia. A cerimônia de premiação ocorreu dia 25 de junho, em São Paulo.

De acordo com Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, o prêmio  reafirma o compromisso da companhia com sua jornada de sustentabilidade. “Esse reconhecimento pertence a todos os nossos mais de 30 mil colaboradores e colaboradoras, que contribuem para que a Gerdau, uma empresa genuinamente brasileira com mais de 124 anos de história, gere cada vez mais valor para seus stakeholders e sociedade. A premiação indica que estamos no caminho certo para impactar positivamente as regiões em que estamos presentes e construir um futuro ainda mais sustentável”, afirma.

A companhia transforma, por ano, mais de 10 milhões de toneladas de sucata metálica em novos produtos de aço. Cerca de 70% do aço produzido nas usinas da companhia tem como matéria-prima a sucata, e a cada tonelada produzida com ela equivale a deixar de emitir 1,5 toneladas de gases de efeito estufa.

Em função de uma matriz de produção sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,85 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço.

O Melhores do ESG é o principal guia do capitalismo consciente e da responsabilidade social no Brasil. A publicação foi criada em 2000, como Guia EXAME de Boa Cidadania Corporativa, posteriormente rebatizada de Guia EXAME de Sustentabilidade. Há mais de duas décadas, o guia reúne as organizações que são referência em ESG e que contribuem para o desenvolvimento sustentável da economia. Em 2020, a metodologia foi reformulada para dar mais ênfase aos critérios ESG, em linha com o pioneirismo da Exame, a primeira publicação a ter um guia de sustentabilidade e a primeira a ter uma área inteiramente dedicada ao ESG.

Compartilhe:

Artigos relacionados