Publicidade

Economia Mercado
15 de fevereiro de 2017

GfK aponta números do mercado de games

Por Ana Paula Calegari

Nenhuma imagem disponível na galeria.

ben rochesterA GfK, empresa global que monitora vendas reais de games e de diversas categorias de eletroeletrônicos em todo o Brasil, divulgou recentemente dados do setor. A participação dos consoles de 8ª geração no mercado nacional de games chegou à casa dos 64% em 2016: um crescimento de 18,8% em relação ao ano anterior, quando representou 49% do faturamento do setor.

De acordo com o levantamento da GfK, o mercado total de games fechou 2016 com retração de 16,6% em volume de unidades vendidas, na comparação com o ano anterior.  Em faturamento, a retração foi menor, de 10,7% em relação a 2015.  Conforme explica o coordenador de atendimento da GfK, Filipe Mori, a diferença entre os percentuais resulta da variação do preço médio do produto, que aumentou 7,1% durante 2016.

Ainda segundo Filipe Mori, em alinhamento com as vendas de jogos, os consoles mais vendidos são os da nova geração, como o PS4 e o Xbox One. Os dois modelos respondem por 61,2% das unidades comercializadas no Brasil.

A análise do mercado de jogos para vídeo game por gênero mostra que os jogos mais vendidos em 2016 foram os de “ação e aventura” (39%) das vendas, e os de “esportes” (23,4%).  “Os dois gêneros mais vendidos registraram ligeiro crescimento na comparação com o ano anterior”, assinala Mori.

 

Foto: CC/flickr/ben rochester

Compartilhe:

Artigos relacionados