





Ampliar horizontes, inspirar futuras profissionais e promover a equidade de gênero no mercado de trabalho. Esses são alguns dos objetivos do Girls Day, iniciativa internacional voltada ao empoderamento feminino nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, na sigla em inglês).
Por meio da iniciativa, um grupo de 20 alunas do 1º ao 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Rener Caram, instituição de ensino de Santo André (SP), se reuniram nesta quinta-feira (17) na sede da FESTO, empresa alemã referência em automação industrial. Promovida pelo Consulado Geral da Alemanha em São Paulo, com apoio da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK Paulo), a iniciativa contou com a participação de Martina Hackelberg, Cônsul-Geral da Alemanha em São Paulo; Barbara Konner, Vice-Presidente Executiva da AHK São Paulo; e Cesar Gaitan, CEO da Festo.
Ao longo do dia, as alunas participaram de uma imersão no universo da indústria e da inovação, conectando teoria e prática e mostrando, por meio da vivência, que o futuro da tecnologia também pertence às mulheres.
As alunas foram recebidas por Beatriz Lima, do Embaixadora do Grupo de Diversidade Elas@Festo, que promove ações voltadas a equidade de gênero na empresa.
De acordo com Camila Justi, professora da instituição de ensino das alunas, o evento foi uma oportunidade única para entenderem sobre a inserção no mercado de trabalho. “É uma oportunidade para trazer as dificuldades, mas também trazer as oportunidades. Elas surpreenderam, trouxeram perguntas pertinentes, interessantes”, detalhou.
Ligia Oliveira, Head da Festo Didactic da América do Sul, fez a abertura com um discurso para as meninas, explicando das oportunidades de carreira da empresa. “No final do dia o objetivo é que vocês se sintam mais empoderadas para o mercado de trabalho”, explicou.
Em seguida, José Folha, Gerente de Desenvolvimento de Produtos da FESTO, palestrou sobre inovação, processos de automação e novos mercados. O grupo fez ainda uma visita à fábrica e ao laboratório, conhecendo a área técnica de automação e produtos industriais.
Após o tour, a programação contou com uma palestra com a temática “O que é ser engenheiro”, ministrada por Marcos Lao, Consultor de Vendas e Rolander Neves, Consultor de Aplicações. Os especialistas explicaram a jornada do profissional da área, com exemplos práticos do dia a dia como engenheiro. “Ser curioso é a principal aptidão para ser engenheiro no futuro. É um pré-requisito. É um trabalho colaborativo, pois um único projeto precisa de vários engenheiros envolvidos. Todos trocam informações entre si para depois entregar uma solução para o cliente final.”, explicou Rolander.
Barbara Toloczko, Projetista de Produto, deu continuidade à palestra, contando sobre sua jornada profissional e questões técnicas do dia a dia da engenharia. Toloczko abordou questões fundamentais sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no setor. “Vejo a necessidade de trazer mais mulheres para o desenvolvimento, e mostrar que sim, a gente tem capacidade. Podemos trabalhar integralmente, trabalhando m equipes mistas, sem preconceito ou barreiras. Minha busca não é por um projeto específico, e sim por trazer essa igualdade e conectar todo mundo”, disse.
Logo após, ocorreu uma Roda de Conversa sobre Carreira e Equidade de Gênero, onde as profissionais debateram assuntos pessoais e profissionais com a jovens alunas. Durante a conversa, foi ressaltada a baixa representatividade feminina na profissão, além dos desafios enfrentados pelas mulheres, que muitas vezes precisam se esforçar o dobro para obter metade do reconhecimento. A troca de experiências proporcionou reflexões sobre o cenário atual e a importância da luta por mais equidade no setor.
“Eu passei a lidar muito melhor com outras mulheres quando entendi isso, que elas também estavam passando pelas mesmas dificuldades que eu passava e que a gente precisava realmente se unir, se ajudar para conseguir aumentar essa representatividade, para tirar esses estigmas de que mulher não se dá bem, de que a gente briga ou de que precisa existir uma competição. Isso não tem que ser assim”, explicou Beatriz, Embaixadora do Grupo de Diversidade da Festo que também participou da conversa com as alunas.
Segundo Dados do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), as mulheres representam apenas 20% dos profissionais registrados nos 27 Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREAs). Do total de 1,1 milhão, apenas 200 mil são mulheres, incluindo engenheiras, agrônomas, meteorologistas, geógrafas e geólogas, entre outras profissões do sistema.
Após o almoço, teve início o Hackathon, maratona focada em promover a inovação e colaboração. A proposta central foi buscar soluções para desafios em diversas áreas, como social, ambiental, industrial, energética e de transporte, inspirando-se nas características dos peixes. Os quatro grupos de cinco alunas se organizaram em tarefas específicas: análise do nado dos peixes, elaboração do design das apresentações e construção de protótipos de peixes, que foram testados em um lago artificial.
Em seguida, as equipes apresentaram suas ideias para os especialistas e receberam feedbacks sobre seus trabalhos. A Head da Festo Didactic da América do Sul anunciou o grupo Cleaning Sea como vencedor. O critério para avaliação foi a criatividade da solução, qualidade da apresentação, qualidade do protótipo e a performance do protótipo, que foi a velocidade do nado.
Após as apresentações, César Gaitan, CEO da FESTO, elogiou a qualidade das apresentações. “Vi todo o esforço, e agora as apresentações impecáveis, ficamos realmente surpreendidos com tudo o que vocês conseguiram fazer hoje. Com isso, o que quero dizer é, meninas, continuem com essa curiosidade, se conectem com as pessoas. O foco que vocês colocaram vai tornar mundo um lugar melhor”.
Martina Hackelberg, Cônsul-Geral da Alemanha em São Paulo, comemorou o sucesso da iniciativa Girls Day em São Paulo. “Estamos muito agradecidos a empresas como a FESTO, que fez parte dessa iniciativa. Esperamos que seja algo que se perpetue para outros anos”, disse.
Encerrando os discursos, Barbara Konner, Vice-Presidente Executiva da AHK São Paulo, destacou a importância da representatividade e da igualdade de gênero. “Uma das coisas mais importantes que vocês experimentaram hoje é a curiosidade. A curiosidade é fundamental. Sem ela não temos aprendizagem, e isso é para a vida toda. Todos os dias aprendemos alguma coisa nova e isso vai realmente dar a independência que vão precisar tanto para sua vida profissional. Esse é o empoderamento que vocês precisam como mulheres, como meninas, como seres humanos”, disse.
Sobre o Girls Day
O Girls Day é uma iniciativa do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo, com apoio da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, para aproximar empresas e meninas em formação, visando despertar o interesse por carreiras STEM (em português Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Este ano, além do evento na FESTO, outras empresas alemãs aproveitaram o mês da mulher para aderir à iniciativa. No dia 10 de março, a Evonik realizou a primeira edição do Girls Day em suas instalações em Americana, interior de São Paulo.
A empresa integrou a iniciativa ao programa do Projeto Florescer. A edição especial recebeu 22 alunas do ensino médio do Colégio Visconde de Porto Seguro, da cidade de Valinhos. As alunas tiveram a oportunidade de explorar o universo da indústria química e conhecer, na prática, os profissionais das áreas STEM, com um foco especial nos talentos femininos.
Durante o evento, as alunas puderam conversar com profissionais e entender as diversas posições técnicas que nossas engenheiras e químicas ocupam na organização. Hendrik Schönfelder, Presidente e Diretor Geral da Evonik Brasil, deu as boas-vindas às alunas, apresentando a Evonik e suas iniciativas.





