Publicidade

Destaque Eventos Feiras
2 de abril de 2025

HANNOVER MESSE: Chanceler alemão Olaf Scholz destaca importância da feira como plataforma de cooperação diante de novo contexto geopolítico

Por Redação Brasil-Alemanha News

HANNOVER MESSE 2025, Rundgang mit Bundeskanzler Olaf Scholz, Kanadischer Gemeinschaftsstand, Hall 2, B42.

A 78ª edição da maior feira de tecnologia industrial no mundo, a HANNOVER MESSE, começou seus trabalhos na noite de domingo (30) com sua tradicional cerimônia de abertura que, como acontece tradicionalmente, foi acompanhada pelo Chanceler alemão, Olaf Scholz.

Cooperação, união e o foco em Inteligência Artificial foram as principais mensagens trazidas durante o evento, seja por meio da contribuição artística entre acrobatas humanos e robôs, seja por meio dos discursos políticos e de executivos de alto escalão.

Scholz usou seus últimos dias no mandato para enviar uma mensagem importante de cooperação, integridade e confiança em relação ao Canadá, País Parceiro desta edição da feira: “Estamos ao seu lado. O Canadá não pertence a nenhum outro país no mundo”. Scholz comentou ainda que a realidade geopolítica está tendo um impacto grande na economia global, no comércio, na cadeia de suprimentos e em investimentos em tecnologia. “A nossa resposta à isolação não são tarifas, mas, sim, mais comércio livre, mais competitividade e mais soberania tecnológica.”

Segundo Scholz, o lema da Europa na política comercial é: “Somos abertos, mas não somos ingênuos”, disse, reforçando que a Alemanha continuará a se concentrar no livre comércio com o maior número possível de parceiros no mundo todo e que tem certeza de que o comércio de bens continuará a crescer ao longo deste ano, por meio da cooperação internacional. “Eu chamo isso de ‘Efeito Hannover.'”

Stephan Weil, Governador da Baixa Saxônia, estado no qual a feira acontece, deu as boas-vindas ao público e reforçou “não preciso explicar à esta plateia sobre as mudanças econômicas que estamos vivenciando. As relações comerciais estão sob pressão, vivemos um momento da renascença do protecionismo e o livre comércio está sob risco por causa de interesses geopolítico. Teremos aqui uma troca muito importante entre atores da economia e da política e tenho certeza de que, no final, muitos dos que estão aqui entenderão que esta plataforma, a HANNOVER MESSE, é essencial, especialmente, em tempos como estes.”

Bertram Kawlath, Presidente da Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais (VDMA, em sua sigla em alemão) e Dr. Roland Busch, Presidente e CEO da Siemens, reforçaram a abertura da Alemanha e da Europa para a cooperação. “Precisamos de desburocratização, agilidade e mais cooperação. A Europa não é um museu, somos hightech”, disse Kawlath.

Em uníssono com o lema da feira deste ano, “Energizando uma indústria sustentável” (tradução livre do inglês Energizing a sustainable industry) Dr. Busch falou sobre a aplicação eficiente da Inteligência Artificial (IA) em projetos industriais. Com base em exemplos de aplicações da Siemens em segmentos farmacêuticos e navais Dr. Busch deixou claro: “Sabemos que a Inteligência Artificial para o consumidor final cria manchetes. A Inteligência Artificial para a indústria cria impacto.”

A 21ª edição do HERMES AWARD também ocorreu durante a cerimônia de abertura da feira. Um dos mais conceituados prêmios industriais reconheceu o projeto de copiloto industrial movido por IA da Siemens. A solução é capaz de dar assistência a uma cadeia de suprimentos industrial completa. Já a startup premiada da noite foi a ecoplanet, que apresentou sua plataforma, também movida à IA, desenhada para ajudar companhias e medir seu consumo de energia em tempo real. Ambas as instituições receberam seus troféus e certificados das mãos do Ministro para Educação e Pesquisa da Alemanha Cem Özdemir, e do Presidente da Fraunhofer-Gesellschaft Holger Hanselka.

O honorável Stéphan Dion, Embaixador do Canadá na França e em Mônaco e Enviado Especial para a União Europeia e a Europa, representou o País Parceiro da edição na ausência de Mark Carney em meio à campanha eleitoral canadense. Em meio à atual situação política e aos anúncios vindos dos Estados Unidos, o Embaixador destacou “Alemães, europeus e canadenses: já sabíamos que gostávamos uns dos outros. Agora sabemos que precisamos uns dos outros.”

A edição deste ano acontece entre os dias 31 de março e 4 de abril, reunindo líderes globais do setor industrial para debater tendências e discutir inovações da área, como manufatura inteligente, ecossistemas digitais e inteligência artificial aplicada à indústria, além de dialogar sobre o acordo Mercosul – União Europeia, tema fundamental para a ambos os blocos. Foram confirmados mais de 4 mil expositores, com foco especial em empresas de automação, digitalização e eletrificação. Com isso, a organizadora da feira, Deutsche Messe AG, espera que a edição deste ano supere o sucesso do ano anterior, que atraiu um público de aproximadamente 130 mil visitantes, em sua maioria tomadores de decisão, oriundos de mais de 150 países diferentes.

Em 2026 o Brasil será o País Parceiro da HANNOVER MESSE. O anúncio foi feito oficialmente por Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e Dr. Jochen Köckler, presidente do Conselho de Administração da Deutsche Messe AG, durante a assinatura solene de um Memorando de Entendimento em Wolfsburg, na Alemanha. A assinatura ocorreu em setembro de 2024, durante a 40ª edição do Encontro-Econômico Brasil-Alemanha.

Maior economia da América Latina, o Brasil é um importante parceiro comercial e um local de produção estratégico para empresas alemãs e terá na feira uma relevante vitrine internacional e plataforma de negócios para destacar o potencial competitivo dos negócios brasileiros e atrair investimentos.

Compartilhe:

Artigos relacionados