Nenhuma imagem disponível na galeria.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abrirá oficialmente a edição 2026 da HANNOVER MESSE, que será realizada entre 20 e 24 de abril na cidade alemã. O anúncio veio logo depois do encontro bilateral entre o Presidente brasileiro e o Chanceler alemão Friedrich Merz, durante a Cúpula de Líderes, que precedeu a COP30 em Belém, no Pará.
A presença de Lula é cercada por expectativas já que um possível acordo EU-Mercosul pode facilitar e incrementar negócios entre ambas as regiões. Além disso, o Brasil foi escolhido País Parceiro da HANNOVER MESSE em 2026. O país já ocupou esse posto em 1980, o que só reforça a relação de cooperação com a Alemanha.
Com o tema “A Indústria de Hoje”, o Brasil deve apresentar inúmeras oportunidades de cooperação e negócios. “Essa parceria representa uma oportunidade histórica para a indústria brasileira de apresentar para o mundo seu potencial em inovação, sustentabilidade e competitividade”, afirmou Jorge Viana, Presidente da Apex Brasil.
“A HANNOVER MESSE 2026 une a inovação brasileira à expertise tecnológica alemã, fomentando novas conexões comerciais e abrindo novos mercados”, explicou Marco Siebert, Diretor de Relações Internacionais da feira. “Expositores e visitantes terão excelentes oportunidades para explorar oportunidades de investimento, construir parcerias e trocar ideias sobre o papel do Brasil na produção neutra em carbono”, completou.
O país deve ocupar cinco pavilhões na HANNOVER MESSE, com presença das áreas de automação e robótica, indústrias digitais, tecnologias de energia, máquinas e equipamentos – todos com foco nos pontos fortes do Brasil, com destaque em digitalização, inovação, desenvolvimento internacional, recursos naturais e sustentabilidade.
As empresas brasileiras participantes também terão acesso a sessões de matchmaking empresarial, eventos exclusivos de networking, ações de promoção internacional e apoio institucional para expandir sua presença em novos mercados.
O Brasil é o principal parceiro comercial da Alemanha na América Latina. Mais de 1.500 empresas alemãs operam atualmente no Brasil e São Paulo ocpa o posto de maior polo industrial alemão fora da Alemanha.
De acordo com o banco de dados Orbis Crossborder Investment, a Alemanha anunciou 41 novos projetos de investimento no Brasil entre janeiro e setembro de 2025, totalizando US$ 3,5 bilhões. Mais de 90% desse valor foi destinado aos setores de manufatura e energia elétrica.
A participação do Brasil na feira está alinhada ao Novo Programa de Indústria Brasileira (NIB) do Governo Federal, que tem como objetivo modernizar a indústria, reduzir as emissões de carbono e tornar o Brasil mais competitivo no cenário global.
A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo é representante oficial da feira no Brasil e apoia a participação de empresas como expositoras ou visitantes. Para obter mais informações, entre em contato pelo [email protected]
Sobre a HANNOVER MESSE
A HANNOVER MESSE é a maior feira de tecnologia industrial do mundo. O evento reúne mais de 4.000 empresas expositoras dos setores de engenharia elétrica e mecânica, digital e de energia para apresentar soluções voltadas a uma indústria competitiva e sustentável. As principais áreas de exposição são Automação e Digitalização, Energia e Infraestrutura Industrial e Pesquisa e Transferência de Tecnologia. O tema inteligência artificial é um fio condutor que permeia todas as áreas da exposição. A próxima edição será realizada em Hannover, de 20 a 24 de abril de 2026, quando também serão realizadas conferências para discutir desafios e oportunidades para o setor.
