Publicidade

Economia Colaboração Destaque Empresas
24 de julho de 2023

Henkel celebra um bilhão de dados processados na planta de Jundiaí, interior de São Paulo

Por Flávia Gregório

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: Divulgação Henkel

A Henkel, líder global de adesivos, completou a marca de um bilhão de dados processados na planta de Jundiaí, no interior de São Paulo. Em parceria com a ST-One, a empresa conta com os dados dos processos de produção e envase. A implementação aconteceu em dezembro de 2021 e foi expandida em setembro do ano passado.

Existem diversos níveis de maturidade com relação à coleta e análise de dados dentro de uma indústria, com duas premissas essenciais para começar a definir essa maturidade: dados disponíveis e dados confiáveis.

Em conjunto com a ST-One, a Henkel investiu nestas duas frentes colocando os dados à disposição da operação de forma fácil e intuitiva com vários dashboards com informações relevantes da rotina da operação. Tudo isso utilizando fontes confiáveis, como por exemplo máquinas e sensores.

“Baseado na estratégia da Henkel de crescimento com propósito, buscamos digitalizar nossos processos produtivos. Procuramos atender aos três pilares da estratégia: inovação, sustentabilidade e digitalização. A expressiva marca de um bilhão de dados processados mostra que estamos no caminho certo e alinhados com os objetivos da companhia”, comenta Fellipe Nascimento, Gerente de Produção da planta da Henkel em Jundiaí.

Com a informação em tempo real, é possível criar alertas com notificação por e-mail, tanto de dados produtivos, quanto parâmetros de qualidade que poderiam afetar a performance e segurança das máquinas que operam em linha contínua. O acompanhamento auxilia toda a equipe de colaboradores da Henkel, que são avisados de qualquer problema antes que o processo seja interrompido.

Além de disponibilidade dados para a ferramenta da Henkel, é possível monitorar os KPIs de produção, tais como produção/hora, tempo em operação, tempo ocioso, produtividade média das tecnologias, kWh consumido por lote, digitalização do processo de fast response a partir de produção acumulada e performance produtiva, observados hora a hora e por turno.

“Depois de atingir este importante marco, a perspectiva é continuar expandido para demais áreas da fábrica e conectar a plataforma com iniciativas de sustentabilidade, integrando medições de consumo de água, eletricidade e gás da unidade. Estamos alinhados com os propósitos da Henkel para crescer e otimizar ainda mais os processos”, diz Tiago Machado, Cofundador da ST-One.

Compartilhe:

Artigos relacionados