Publicidade

Empresas Destaque
19 de agosto de 2025

Henkel comemora 70 anos no país com marcas que fazem parte do dia a dia dos brasileiros

Por Redação Brasil-Alemanha News

Nenhuma imagem disponível na galeria.

A Henkel, líder global em adesivos, selantes e revestimentos funcionais, este ano completa 70 anos de Brasil. Dona das marcas Cascola, Loctite, Pritt, Bonderite e Schwarzkopf Professional, a empresa conta com um amplo portfólio de produtos na área de consumo e beleza, além de atuar também no segmento de adesivos industriais.

“Os 70 anos da companhia no Brasil celebram não apenas uma trajetória de conquistas, mas também uma jornada contínua de inovação e sustentabilidade, reafirmando seu papel de protagonismo na construção de um futuro mais consciente e alinhado às necessidades do mundo e das novas gerações”, afirma José Antonio de Castro Filho, Presidente da Henkel no Brasil.

Assim como a companhia, a Cascola também comemora 70 anos de atuação no mercado brasileiro com uma série de ações especiais ao longo de 2025. Conhecida por seu papel revolucionário, deu um passo pioneiro no mercado em 2009 ao retirar o toluol, um solvente nocivo à saúde, das fórmulas de suas linhas de adesivo de contato, alinhando sua atuação ética junto aos princípios de segurança e responsabilidade ambiental.

A marca iniciou suas comemorações na Feicon, importante feira do setor da construção civil e arquitetura da América Latina, quando comunicou a reformulação completa de suas embalagens e a chegada de novos produtos. Neste segundo semestre segue com iniciativas de apoio a esse mercado. Uma delas é o patrocínio da quarta temporada do reality ‘Duelo de Marceneiros’, uma competição que celebra o talento, a técnica e a originalidade dos marceneiros brasileiros.

Também conhecida pelos brasileiros e sinônimo de categoria quando se fala em cola instantânea, Super Bonder celebra 50 anos de legado no país. As festividades começaram no primeiro semestre com a estreia no Carnaval carioca, por meio da campanha #CarnavalComSuperBonder, que promoveu ativações em bloquinhos do Rio de Janeiro e ações digitais focadas em criatividade e sustentabilidade, envolvendo influenciadores, desafios e conteúdos para inspirar a customização de fantasias.

Para o segundo semestre, a marca prepara uma campanha especial que celebrará a cultura brasileira como forma de prestar uma homenagem ao Brasil e aos consumidores que contribuíram para essa trajetória de sucesso.

Presente no dia a dia dos brasileiros, Super Bonder consolidou sua posição no mercado nacional e, desde 1997, é fabricada localmente na planta de Itapevi (SP). Com um portfólio diversificado, oferece soluções adesivas de alta qualidade, reconhecidas pela confiabilidade e desempenho. A performance de seus produtos foi comprovada pelo Guinness World Records em 2009, quando nove gotas foram suficientes para içar uma caminhonete de cinco toneladas. A força também se reflete em sua presença anual no Top of Mind, uma das principais premiações que reconhecem as marcas mais lembradas pelos consumidores brasileiros.

Inspiration Center Jundiaí: a inovação exportada para além das fronteiras brasileiras

Para comemorar os 70 anos da Henkel no Brasil, a empresa alemã está próxima de inaugurar o primeiro centro integrado de inovação e tecnologia na América Latina, localizado em Jundiaí, no interior de São Paulo. O Inspiration Center Jundiaí será o terceiro centro focado no desenvolvimento de tecnologias adesivas deste porte da companhia no mundo e com capacidade para atender os mais de 800 segmentos da área industrial. Os demais ficam na Alemanha e na China.

O projeto do empreendimento no Brasil contém madeira engenheirada em um dos dois edifícios, composta por camadas de madeira certificada de manejo responsável. Com o emprego desta tecnologia, é possível capturar cerca de 500 toneladas de CO2, reduzindo a dependência de cimento e concreto na construção. Também está planejada a implementação de mais de 400 painéis solares, a adoção de energia totalmente limpa no complexo e práticas de reutilização de água.

Seguindo as diretrizes globais de sustentabilidade da Henkel, o local foi projetado para obter as certificações LEED Gold e WELL Silver, que buscam melhorar a qualidade de vida dos ocupantes, promover práticas de construção sustentável e reduzir o impacto ambiental dos edifícios.

“Comemorar esta importante data para a Henkel no Brasil com a consolidação de um projeto desta magnitude mostra o quanto o país é referência global para a companhia. São 70 anos no território nacional que nos mostram o quanto podemos evoluir, agora com um centro inovador e capaz de desenvolver, ainda mais, soluções para os nossos clientes e parceiros. A Henkel tem um portfólio tão completo no setor industrial que as soluções vão desde a presença de adesivos em livros, por exemplo, até o mercado aeroespacial. É a busca contínua pela inovação”, comenta José Antonio.

Compromisso global com a sustentabilidade e as contribuições nacionais

A Henkel é referência quando o tema é sustentabilidade. Desde 1992, a companhia divulga anualmente relatórios com os progressos e compromissos com o meio ambiente. A companhia estabeleceu metas de Net-Zero em 2024, que cobrem uma parte maior da cadeia de valor do que as metas climáticas anteriores. Até 2045, a Henkel pretende reduzir as emissões absolutas de gases de efeito estufa (GEE) nos escopos 1, 2 e 3 em 90%.

No Brasil, ela é vanguardista na logística sustentável, sendo pioneira em toda a sua  rede global a incorporar o primeiro caminhão 100% elétrico de 30 toneladas em operação no país. A iniciativa reforça o compromisso da companhia com práticas sustentáveis e a redução de emissões de carbono.

Além disso, a planta localizada em Jundiaí é a primeira da Henkel em âmbito global a operar com biometano desde abril de 2025. O fornecimento será de 1,8 milhão de m³ por ano.

Compartilhe:

Artigos relacionados