Publicidade

Sustentabilidade Acontece Câmara Destaque Empresas Eventos
24 de novembro de 2025

Hydrogen Dialogue Latin America discutirá caminhos concretos para a acelerar economia do hidrogênio verde

Por Beatryz Turbiani

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: Divulgação/Adobe Stock

Em 26 de novembro, São Paulo será palco da quarta edição do Hydrogen Dialogue Latin America, maior congresso de hidrogênio verde da América, que discute práticas sobre inovações, desafios e oportunidades que possam acelerar o setor de hidrogênio de baixo carbono no Brasil.

O evento é uma iniciativa da Hiria NürnbergMesse, Guia Marítimo e Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), que reúne especialistas, autoridades e líderes empresariais com foco nos principais desafios do setor, envolvendo o avanço da infraestrutura de produção e transporte, a regulação internacional do hidrogênio de baixo carbono e a formação de uma cadeia de valor economicamente viável e tecnicamente qualificada.

Também haverá discussão de temas como a descarbonização da indústria e os combustíveis do futuro, além da apresentação de projetos em desenvolvimento de empresas presentes.

A quarta edição do evento contará com mais de trinta palestrantes, em seis painéis, reunindo executivos de organizações como ABB Brasil, Associação Brasileira da Indústria de Hidrogênio Verde (ABIHV), GIZ, European Energy e VDI-Brasil. Entre os nomes confirmados, Bruno Vath Zarpellon, Diretor Executivo de Desenvolvimento de Negócios da AHK São Paulo, participará da cerimônia de abertura e será o moderador do primeiro painel do dia.

O debate abordará a resolução das três questões cruciais para a construção da indústria de hidrogênio de baixo carbono no Brasil: regulação, logística e transmissão de energia, e contará com as participações de representantes dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; da Fazenda, da Casa Civil e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

“O Brasil tem ativos para se consolidar como líder na produção de Hidrogênio Verde para o mercado global. Porém, precisamos endereçar e concatenar estes ativos corretamente para conseguir concretizar esta oportunidade. Como parceiros estratégicos do Hydrogen Dialogue, nosso papel é acelerar a evolução do tema por meio da colaboração Brasil-Alemanha, cooperação entre empresas e troca de conhecimento entre tomadores de decisão, gerando oportunidades reais de negócio para o setor privado”, explicou Zarpellon.

Como tema central do evento, o hidrogênio verde (H2V) é um vetor energético produzido com eletricidade oriunda de fontes de energia limpas e renováveis, como as de matriz hidrelétrica, eólica, solar e provenientes de biomassa, biogás etc. Ou seja, ele é carbono zero, obtido sem emissão de CO2: uma versão sustentável do hidrogênio.

O H2V é considerado fundamental para a transição energética e representa um potencial para posicionar o Brasil como player global no âmbito da transição energética.  O País possui vantagens competitivas para desenvolver uma potente “indústria verde” até 2050 devido a sua posição privilegiada em áreas como minerais estratégicos, baterias, veículos elétricos híbridos com biocombustíveis, combustíveis sustentáveis para aviação, produção de equipamentos para energia eólica, aço com baixo carbono e fertilizantes verdes.

Para mais informações e inscrições, acesse o link.

Compartilhe:

Artigos relacionados