Publicidade

Inovação Acontece Câmara Destaque Eventos
12 de dezembro de 2025

IFAT 2025: Congresso Brasil-Alemanha de Tecnologias Ambientais e Gestão Hídrica se destaca pela inovação no setor de saneamento

Por Redação Brasil-Alemanha News

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: Karina Iliescu – Ludus

Em parceria com a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), a Representação do Estado da Baviera no Brasil promoveu o Congresso Brasil-Alemanha de Tecnologias Ambientais e Gestão Hídrica durante a Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT). O evento, realizado no centro de exposições São Paulo Expo, em São Paulo, foi um dos destaques deste ano de 2025 para o setor, reunindo especialistas, representantes institucionais e empresas para discutir tendências e novas tecnologias.

Em sua segunda edição, a IFAT Brasil se consolidou como uma das principais feiras ambientais da América Latina, reunindo autoridades para debater soluções em gestão hídrica, saneamento, resíduos e economia circular. Com uma programação técnica robusta, espaços temáticos e demonstrações ao vivo, o evento fomentou a troca de know-how ao discutir soluções inovadoras para os desafios da gestão hídrica no País, com foco em tecnologias sustentáveis e eficientes.

O primeiro painel, intitulado “Tecnologias Ambientais e Gestão Hídrica: como tecnologias alemãs podem impactar o mercado de água, esgoto e drenagem do Brasil”, contou com a participação da Germany Trade & Invest (GTAI) e do programa H2Uppp, que apoia projetos de hidrogênio verde em países parceiros. A moderação foi feita pela Dra. Claudia Bärmann Bernard, Representante do Estado da Baviera no Brasil, com apresentações feitas por Glória Rose, Diretora do GTAI para o Brasil, e Loana von Gaevernitz Lima, Diretora Executiva Adjunta da Câmara Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro e Representante do Estado de Baden-Württemberg no Brasil.

“As profissionais destacaram como a expertise alemã em soluções sustentáveis tem grande potencial para contribuir com a modernização do setor hídrico brasileiro, especialmente em frentes como tratamento de esgoto, reuso de água e gestão de eventos extremos, como enchentes”, descreveu a Representante do Estado da Baviera no Brasil, sobre o primeiro painel temático.

Na sequência, o segundo painel apresentou cases de sucesso de empresas associadas à AHK Brasil. Participaram das apresentações Rainer von Siegert, da Aerzen do Brasil Ltda.; Dr. Carsten Persner, da GEMÜ – Indústria de Produtos Plásticos e Metalúrgicos Ltda. e Thaís Meneguzzo, da EBP Brasil, que compartilharam suas experiências, sucessos e desafios enfrentados no setor de gestão de águas e resíduos.

O congresso promovido na IFAT reforça o compromisso da Baviera em estreitar laços com o Brasil. Para empresários brasileiros do setor hídrico, foi uma oportunidade concreta de contato internacional, acesso a mercados estratégicos e inserção em um ecossistema de inovação de classe mundial.

Baviera na IFAT Brasil 2025

A presença de representantes da Baviera na IFAT Brasil 2025 reforçou o compromisso do estado do sudeste da Alemanha com a inovação em tecnologias ambientais e a cooperação internacional, por meio da participação de empresas bávaras no German Pavilion, estande coletivo organizado com apoio do Ministério Federal da Economia e da Proteção Climática da Alemanha, apresentando soluções avançadas nas áreas de gestão hídrica, saneamento, reciclagem e eficiência energética

De acordo com StMUV — o Bayerisches Staatsministerium für Umwelt und Verbraucherschutz (ou em português, Ministério Estadual da Baviera para Meio Ambiente e Proteção ao Consumidor), atualmente mais de 97% da população da Baviera está conectada a aproximadamente 2.300 estações públicas de tratamento de águas residuais. Desde 1946, os municípios e cidades bávaras investiram € 37 bilhões em descarte de águas residuais. O Estado os apoiou com subsídios que totalizam mais de € 9,4 bilhões.

Reforçando os dados, a Dra. Claudia Bärmann Bernard pontua que a Baviera hoje é referência internacional em gestão hídrica e saneamento. “Além da infraestrutura consolidada, a Baviera se prepara para os desafios do futuro. Com as mudanças climáticas pressionando os sistemas hídricos, o estado lançou programas como o Water Future Baviera 2050 e o Programa de Ação para a Água da Baviera 2030, que visam integrar as águas pluviais ao ciclo natural da água, promover a drenagem natural em áreas urbanas e modernizar as estações de tratamento”, destaca.

A região também conta com mais de 150 grandes lagos naturais e 25 barragens e bacias de retenção de inundações no estado, resultando em um sistema de gestão hídrica eficiente, com baixo desperdício, alta qualidade e total responsabilidade municipal sob regulamentações estaduais e europeias.

Para empresas brasileiras do setor de gestão de águas, a Baviera oferece um ambiente favorável à inovação, com incentivos governamentais, infraestrutura de ponta e forte cultura de cooperação entre empresas, universidades e centros de pesquisa. Além disso, sua economia robusta é sede de grandes players da indústria ambiental.

Compartilhe:

Artigos relacionados