Publicidade

Lifestyle
6 de agosto de 2012

Inauguração da primeira Autobahn completa 80 anos

Por banews

Nenhuma imagem disponível na galeria.


Não há radares ou áreas de serviço ao lado da estrada e, para os padrões de Colônia, poucos congestionamentos de trânsito: a mais antiga Autobahn da Alemanha, que completa 80 anos nesta segunda-feira (6) é ainda hoje uma curiosidade.

Construída ao longo de três anos por cerca de 5.500 trabalhadores para ligar as cidades de Bonn e Colônia, a A555 também teve como objetivo desafogar o trânsito na região. Entre 1924 e 1928, Colônia observou um crescimento de 300% no número de carros registrados e um fluxo de cerca de 1.800 carros por hora no trecho. “Uma via expressa com quatro pistas e livre de cruzamentos precisa ser construída”, afirmou o então prefeito de Colônia, Konrad Adenauer.

Inaugurada em 1932 pelo futuro chanceler federal (Adenauer tornaria-se em 1949 chefe de governo da Alemanha), antes mesmo da ascessão de Hitler ao poder – o que desmistifica a ideia de que o ditador foi o inventor das famosas rodovias alemãs – a Autobahn 555 possuía apenas duas pistas em cada sentido, separadas apenas por uma faixa branca. Nem todo mundo podia trafegar pela estrada. Carroças, equipamentos agrários e bicicletas eram expressamente proibidos de circular na Autobahn. A principal característica da estrada, a falta de um limite de velocidade, não existia como hoje, embora o conceito já se fizesse presente. Á época, os carros podiam alçancar até 120 km/h, velocidade que nenhum carro normal era capaz de atingir no início da década de 1930.

Quando Bonn tornou-se a capital da Alemanha Ocidental, a rota adquiriu o apelido de “pista de corrida dos diplomatas”, já que muitas autoridades moravam em Colônia e utilizavam a A555 para ir e voltar todos os dias para o trabalho.

Fatos rápidos: Rodovias na Alemanha

1) Na Alemanha existem cerca de 12.845 quilômetros de rodovias federais (Bundesautobahnen), e cerca de 39.700 km de estradas menores, chamadas Bundesstraßen.

2) A Alemanha tem uma das mais densas redes rodoviárias de longa distância na Europa.

3) As Autobahns (sem limite de velocidade) representam apenas 6% da rede rodoviária total, mas mais de 30% de todos os percursos rodoviários ocorrem nessas rodovias.

4) De 2001 a 2011, cerca de cinco bilhões de euros foram investidos nas Autobahns.

5) Em 2011, 452 pessoas morreram em acidentes rodoviários, alta de 5,3% em relação ao ano anterior.

CCommons_flickr_smith-design
CCommons_flickr_smith-design

Compartilhe:

Artigos relacionados