Nenhuma imagem disponível na galeria.
O setor de feiras na Alemanha tem um impacto econômico de 30 bilhões de euros na economia do País, além de garantir pelo menos 280 mil empregos. Além disso, o setor gera aproximadamente 5,4 bilhões de euros em receitas tributárias. Os dados são de um estudo realizado pelo Instituto Prognos a pedido da Associação Alemã de Feiras e Exposições (AUMA).
O estudo foi baseado em pesquisas com mais de 33.700 visitantes e 17.700 empresas expositoras, entre setembro de 2024 e outubro de 2025 em 30 feiras realizadas em dez centros de exposições alemães diferentes.
A Messe Frankfurt foi a primeira a divulgar seus números, que fazem parte do levantamento geral. Segundo os dados, a instituição garante mais de 30 mil empregos apenas na Alemanha e gera 667 milhões de euros em receitas fiscais.
“O setor de feiras e exposições alemão é uma indústria fundamental para a rede internacional e uma promoção de exportações de primeira linha. Dois terços de todas as feiras líderes da economia mundial acontecem na Alemanha”, afirma Philip Harting, presidente da AUMA.
Segundo ele, o setor tem especial importância para as pequenas e médias empresas. “Para elas, as feiras são o ponto de partida ideal para construir negócios internacionais. As feiras são inestimáveis como impulsionadoras da economia de regiões inteiras, para o setor hoteleiro, o comércio varejista e o artesanato”, complementa.
Projeções iniciais da AUMA mostram que nas 304 feiras realizadas em 2025, foram registrados 190.490 expositores (aumento de 0,7% em relação aos eventos anteriores). A área ocupada pelos stands também cresceu levemente, 0,7%, ultrapassando 6,9 milhões de metros quadrados. O número de visitantes cresceu de forma significativa, 3%, chegando a mais de 12,8 milhões.
Em 2026, já estão programadas 320 feiras, que devem ser realizadas nos cerca de 70 centros de exposições da Alemanha. Em períodos de maior movimento, as feiras internacionais, nacionais e regionais na Alemanha atraem mais de 235 mil empresas expositoras e 16 milhões de visitantes.
A abertura da temporada neste ano foi marcada pela PSI, principal feira europeia da indústria de marketing, em Düsseldorf, que ocorreu entre 12 e 14 de janeiro. Em abril, há uma grande expectativa em torno da Hannover Messe, que, nesta edição, terá o Brasil como país parceiro.
A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo é representante oficial da Deutsche Messe AG e da Messe Berlin GmbH no Brasil e apoia a participação de empresas como expositoras ou visitantes. É possível obter mais informações clicando aqui.
