A inovação ocorre não só nos produtos e processos, mas também na definição de novos modelos de negócios. Nesse sentido, destacam-se, atualmente, empresas estruturadas no formato de start-ups. Estas são organizações pautadas por estratégias de mercado que priorizam a escalabilidade de processos. Diferentemente, de abordagens anteriores, nas quais o objetivo era se posicionar rapidamente e com grande quota de mercado, as start-ups buscam iniciar com pequenos nichos e aportes de capital, para, progressivamente, expandir suas atividades. Os modelos empresariais, dessa forma, são pautados por uma relação confortável com a incerteza, com a flexibilidade e com a velocidade nos ciclos de atualização de projetos. Além disso, as start-ups atuam, frequentemente, em setores intensivos em inovação. A Baviera é um lugar ideal para acomodar essas características seja por seu ambiente de negócios seja por suas iniciativas de pesquisa e desenvolvimento.
A Baviera proporciona um ambiente de negócios repleto de externalidades fundamentais para o estabelecimento e crescimento de start-ups. O produto nacional bruto da Baviera chegou a 716,8 bilhões de euros, em 2022, fazendo do estado a sétima maior economia da União Europeia. Além disso, no ano passado, a taxa de desemprego da economia bávara foi de 3,1%, a menor de toda a Alemanha. Um importante motivo para o sucesso econômico da Baviera é o forte investimento no constante progresso tecnológico. A Cluster Initiative, por exemplo, promove ganhos de competitividade em 17 setores-chave, por meio de uma rede que congrega pequenas e médias empresas com organizações de pesquisa. Isso permite que firmas aproveitem a liderança global do estado em ciências aplicadas.
Além disso, a Baviera oferece um forte apoio institucional para o setor. A Gründerland Bayern é uma iniciativa do Ministério de Assuntos Econômicos, Desenvolvimento Regional e Energia do estado e oferece apoio para novos negócios, incluindo start-ups. A iniciativa oferece uma ampla rede de serviços como financiamento, subsídios e consultoria. Outra importante fonte de apoio no setor é a BayStartUP que é a rede bávara para fundadores, investidores e parceiros industriais de start-ups. Trata-se de um projeto direcionado a busca de capital para crescimento e atividades de estruturação de start-ups. Na prática, conjugar o potencial industrial e de inovação da Baviera significa que o estado é especialmente bem-sucedido para tecnologias de manufatura 4.0 como Internet das Coisas. Além disso, com 19 incubadoras digitais em 27 localidades bávaras, o estado também oferece amplas oportunidades destinados especialmente para empresas digitais.
Essas condições mostram por que a Baviera é um local ideal para start-ups. 36 das empresas mais inovadoras possuem subsidiárias no estado. Mais ainda, 102 das empresas da Baviera são líderes de mercado e a realização de grandes eventos do setor como o Bits & Pretzels, Cashwalk and MUST summit demonstram como o estado é o local ideal para debater inovação e gerar novas parcerias. Esses sucessos atestam o porquê da Baviera deve ser considerada por empresas de todo planeta para a escolha de novas fronteiras de crescimento.