Alemanha é mercado atrativo para indústria de games

Com mais de 21 milhões de gamers (aficionados por videogame) e 62 milhões de internautas, a Alemanha se posiciona como o maior e mais atrativo mercado do setor de jogos na Europa, é o que afirma a agência alemã Germany Trade & Invest.


Um relatório divulgado pela Associação Federal de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Novas Mídias alemã – BITKOM (Federal Association for Information Technology, Telecommunications and New Media) revela que apesar de os adolescentes serem os maiores consumidores desses produtos e serviços (quatro em cada grupo de cinco deles são gamers), quase um terço dos alemães em idade entre 40 e 49 anos jogam videogame ou jogos de computador.


O aumento da difusão de jogos online, principalmente em redes sociais como o Facebook, tem criado oportunidades para empresas do setor no mercado alemão nos últimos cinco anos. Somente em 2009, o segmento faturou € 2,4 milhões na Alemanha.


O crescimento atrai companhias internacionais, principalmente americanas e asiáticas. Empresas como a EA Phenomics (americana) e a Konami Digital Entertainment (japonesa) já estão presentes no país. No entanto, não são as grandes empresas que controlam o mercado e, sim, as pequenas e médias, fator que facilita a entrada de novos profissionais no setor.


A liderança no mercado também se deve à mão de obra qualificada. Diversas universidades e instituições de ensino alemãs, como a Games Academy em Frankfurt e Berlim ou a Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo, oferecem cursos na área de jogos.


Gamescom


Desta quarta-feira (18) a domingo, gamers e representantes da indústria de jogos estarão reunidos em Colônia, na Alemanha, em uma feira que vai expor as últimas inovações na área de jogos e entretenimento. A Gamescom vai reunir mais de 500 expositores provenientes de cerca de 33 países e transformar o centro de eventos da cidade em um verdadeiro playground interativo.


Para conhecer a programação da feira, acesse http://www.gamescom.de/en/gamescom/home/index.php

Divulgação / Gamescom
Divulgação / Gamescom