Criar opções mais eficientes, seguras e baratas de carros elétricos para as áreas urbanas e assim promover sua produção em larga escala. Esse é o objetivo do projeto Visio.M (Visionäre Mobilitätskonzept) que reúne cientistas da Universidade Técnica de Munique (TUM, na sigla em alemão), companhias do setor automotivo, entre elas a BMW, líder do projeto, e a Daimler AG, além de outras empresas e instituições como a Siemens e a TÜV Süd.
Para tanto, os pesquisadores desenvolveram um conceito de automóvel elétrico, cujos custos de aquisição e manutenção devem ser semelhantes aos dos carros de passeio convencionais. Além disso, o projeto dá ênfase à segurança dos futuros modelos, que, apesar de serem mais leves, deverão ser tão seguros quanto os carros tradicionais.
Nesse contexto, o protótipo da TUM denominado MUTE, apresentado no Salão do Automóvel de Frankfurt de 2011, está sendo usado como base para explorar inovações em segurança, propulsão, armazenamento de energia e modos de produção em massa. Com um peso máximo de 400 kg, sem bateria, e uma potência de 15 kilowatts (KW), o modelo atende às exigências do mercado.
A iniciativa faz parte do programa "Tecnologias Chaves para Eletromobilidade – STROM" do Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF, na sigla em alemão) e conta com financiamento de € 10,8 bilhões.