A BASF, por meio dos seus absorvedores acústicos Basotect, oferece solução inovadora para tetos pré-fabricados. Por meio de uma parceria, a empresa alemã Innogration, especialista em soluções para tetos, usa a espuma de resina de melamina Basotect da BASF para isolamento acústico em seus novos tetos pré-fabricados de concreto termoativo Ceiltec.
Quando um elemento termoativo é incorporado em um teto de concreto, há uma compensação por parte do próprio edifício para regular o calor. Esta tecnologia produz resfriamento e aquecimento extremamente eficientes em termos energéticos para edifícios modernos que, em alguns casos, podem torná-los elegíveis para certificação de casa passiva. Entretanto, a desvantagem é que as superfícies refletoras de som em um teto de concreto levam a uma acústica ambiente ruim devido a um maior tempo de reverberação. Mas quando os absorvedores acústicos são colocados posteriormente para o isolamento de som, eles normalmente apresentam um efeito adverso na convecção de ar necessária, que, em seguida, reduz consideravelmente a eficiência da capacidade de resfriamento e aquecimento.
Os novos tetos pré-fabricados de concreto termoativo da Innogration enfrentam esse desafio usando a espuma de resina de melamina Basotect da BASF para o isolamento acústico. A integração da espuma Basotect no vão do teto pré-fabricado Ceiltec fornece ao teto de concreto termoativo excelente multifuncionalidade e, ao mesmo tempo, excelentes propriedades acústicas. Mesmo uma pequena cobertura no teto (por exemplo 10 – 15%), produz uma redução significativa no tempo de reverberação do ambiente.
A espuma Basotect é muito versátil e sua alta capacidade de absorção de som cria uma agradável experiência acústica. Além disso, também é um material importante para a proteção contra incêndios em edifícios modernos, devido às suas características não-inflamáveis. Finalmente, por apresentar uma densidade extremamente baixa e não conter fibra mineral, a espuma Basotect é muito fácil de ser instalada nos vãos de tetos de concreto.
“A demanda por elementos estruturais multifuncionais que forneçam um bom clima interior e uma acústica melhor do ambiente está em constante crescimento”, explica Thomas Friedrich, CEO da Innogration GmbH. “As tiras absorvedoras Basotect, integradas ao teto pré-fabricado Ceiltec, oferecem uma solução completa – aquecimento e resfriamento da superfície de concreto e também absorção acústica eficaz na parte inferior do teto, que antes era refletora de som.”
Arquitetos se impressionam com a aplicação prática
A Innogration GmbH já instalou em vários escritórios de prédios comerciais na Áustria, Alemanha e Suíça os tetos pré-fabricados de concreto Ceiltec, incluindo a Casa Inteligente em Munique, o edifício de escritórios Kreativ Park, em Karlsruhe e o Instituto Heidger em Osann-Monzel e na Mosela. É no Instituto Hedger que a Innogration realizou um workshop, juntamente com a BASF, intitulado “Resfriamento, aquecimento e acústica no mundo dos escritórios modernos”. O workshop proporcionou uma oportunidade para discutir os desafios enfrentados hoje pelos edifícios ativados por componentes e ofereceu conceitos de soluções práticas para o design acústico. O destaque final da apresentação foi uma oportunidade prática para que arquitetos e planejadores pudessem experimentar os ambientes com acústica atrativa nas áreas dos escritórios e do laboratório.
“Os tetos pré-fabricados de concreto termoativo Ceiltec da Innogration GmbH integrados com a espuma Basotect incorporam uma nova tendência no ambiente de escritório moderno e são um exemplo de como os exigentes requisitos de eficiência energética, acústica e design podem ser atendidos”, comentou o Dr. Normen Langner, Bilfinger Bauperformance GmbH, ao resumir o dia de sucesso.
Imagem: Divulgação BASF