A BASF apresentou recentemente, na 42ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes), a versatilidade, performance e qualidade diferenciada de seu portfólio de soluções em PU e TPU para a indústria calçadista.
A empresa também participa da Fábrica Conceito, apresentando sistemas de injeção direta do sistema de PU no cabedal para dois tipos de calçados: foram produzidos uma bota feminina em conjunto com a Ramarim e um sapatênis masculino em conjunto com a Kildare durante a feira, reforçando a versatilidade do sistema.
Essa inovação elimina a complexa etapa de colagem, garante um processo mais eficiente de fabricação, produtividade com a redução nas etapas, liberdade de design, durabilidade e principalmente, maior conforto ao usuário do calçado. “É a primeira vez que o sistema é aplicado em um calçado feminino, mostrando novas possibilidades para a indústria”, afirma Letícia Mendonça, Gerente Sênior de Negócios da Divisão de Materiais de Performance da BASF para América do Sul.
A Fábrica Conceito traz quatro linhas produtivas para fabricação de calçados em tempo real, com foco na tecnologia e aumento da produtividade, utilizando máquinas e matérias-primas dos expositores da FIMEC. A iniciativa é da Fenac, Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos (IBTeC) e Coelho Assessoria Empresarial, para que os visitantes possam conhecer, na prática, os detalhes de cada produto.
No estande da BASF foram apresentadas inúmeras inovações da companhia, incluindo o tênis Levitate, da Brooks, o primeiro calçado fabricado com a entressola DNA AMP feita a partir de um novo material, o Elastopan Light Sports da BASF. Ao refinar a fórmula, modificando o poliuretano em nível molecular, a entressola DNA AMP oferece maior conforto e durabilidade aos corredores, possibilitando o retorno de 72% de energia para cada quilograma-metro de força.
A BASF é uma importante fornecedora de materiais para a indústria calçadista nacional e possui um laboratório de desenvolvimento local. A empresa investe em pesquisa, buscando novas soluções e materiais, e trabalha em parceria com seus clientes. A BASF transforma as principais tendências em calçados em novos materiais para a indústria do setor.
Foto: Freepik