Bayer inaugura centro de pesquisa na Alemanha

A alemã Bayer Technology Services (BTS), junto com a Universidade RWTH de Aachen, na Alemanha, fundou, recentemente, um Centro Comunitário de Pesquisa em Biomedicina Computacional.

O objetivo dessa parceria é o desenvolvimento de novos métodos na área de modelagem por computador de processos biológicos complexos. O novo centro de pesquisa terá inicialmente uma equipe de dez pessoas, e espera-se que até 2018 seja uma das instituições mais importantes da Europa. O local é um componente do Núcleo de Investigação de Modelagem e Simulação e da Faculdade de Medicina da Universidade RWTH de Aachen.

“A modelagem e simulação matemática de processos biológicos complexos é a chave para o desenvolvimento de novos medicamentos e terapias. Muitas empresas e núcleos de pesquisa já estão trabalhando nessa área científica relativamente jovem, mas não há uma colaboração similar com uma ampla base de conhecimentos e experiência com prática de pesquisa” afirma Ernst Schmachtenberg, reitor da Universidade RWTH de Aachen.

“A Bayer é a única empresa desse porte a combinar pesquisa e desenvolvimento nos campos da sanidade animal e vegetal. O conhecimento dos mecanismos moleculares em biologia é de alta relevância para nossas unidades científicas. Queremos aprimorar nossa competência nesse campo junto com a RWTH de Aachen”, destaca Wolfgang Plischke, diretor executivo da BST e membro da diretoria responsável pela tecnologia, inovação e sustentabilidade da empresa.  

Para Stefan Uhlig, diretor da faculdade de medicina e membro da diretoria do hospital da RWTH de Aachen, sem os computadores, nunca iremos entender plenamente as doenças e as mudanças climáticas. “A complexidade é simplesmente grande. Essa pesquisa não ajuda apenas a chamar a atenção para os processos psicológicos fundamentais, como também nos ajuda a entender melhor a grande variedade de doenças. Isso, por sua vez, permite o desenvolvimento mais rápido de novos ingredientes ativos a serem mais precisamente usados durante o curso do tratamento das enfermidades”, observa.

Divulgação Bayer Technology Services
Divulgação Bayer Technology Services