Berlim quer ser centro inovador da Europa


Novas ideias para atrair novos investimentos. Acabar com o ciclo vicioso do “mais do mesmo”. Esses são alguns dos conceitos adotados pela empresa 6Wunderkinder , sediada na capital da Alemanha. Criada por jovens com idades entre 24 e 27 anos, em agosto do ano passado, a companhia da área de tecnologia quer estimular o renascimento de Berlim como uma região inovadora.



Para isso, a 6Wunderkinder lançou um movimento contrário aos “clones” de empresas dos Estados Unidos.  Além de ser uma geradora de novas ideias, ela também reúne empresas com o mesmo perfil localizadas em Berlim. São cerca de 20 delas atuando em inovação em mídias sociais, games, webTv, desenvolvimento de softwares e aplicativos, entre outros.



“Nós, inovadores europeus, somos reconhecidos como grandes realizadores, mas também por não sermos muito criativos em geral. Toda a criatividade parece estar nos EUA neste momento, em companhias como Apple, Microsoft, Google, Yahoo, Facebook, Twitter, LinkedIn, e assim por diante. Tudo o que temos sido capaz de fazer é copiar suas ideias”, diz um post publicado recentemente no blog da empresa.



O ciclo vicioso da recriação de ideias norte-americanas, como Facebook e Twitter, lançadas com outros nomes no mercado europeu, gerou uma “estagnação da criatividade e do dinheiro” na Alemanha, segundo os jovens inovadores.



O produto de maior sucesso criado pela  6Wunderkinder é o “Wunderlist”, um aplicativo gratuito, disponível para Windows, Mac , iPhone, iPad e Android, no qual os usuários podem organizar listas de tarefas e compartilhá-las com outras pessoas.  Em apenas dois meses, a ferramenta registrou 1 milhão de downloads.



Recentemente, a 6Wunderkinder conquistou  investimentos da T-Venture Holding, subsidiária da Deutsche Telekom que aposta em jovens companhias com potencial e tecnologias ligadas às áreas de negócio do grupo alemão de telecomunicações.

6Wunderkinder
6Wunderkinder