Bioeconomia une Alemanha e Brasil


A FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa da Universidade de São Paulo) recebeu, nesta semana, a visita de uma delegação de representantes do Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha, de instituições científicas e de empresas do setor de biotecnologia do país europeu.



O objetivo do encontro foi prospectar oportunidades de cooperação científica entre pesquisadores da Alemanha com os do estado de São Paulo, especialmente na área de bioeconomia.



A Alemanha lançou, em novembro de 2010, um projeto com duração de seis anos, intitulado “Estratégia nacional de pesquisa em bioeconomia 2030”, que pretende utilizar de forma sustentável recursos biológicos, como plantas, animais e microrganismos, para desenvolver novos produtos e processos baseados em biotecnologia, de forma a potencializar o aproveitamento das oportunidades econômicas criadas pela “economia verde”.



De modo a atingir esse objetivo, as 89 universidades, 104 instituições de pesquisa e 531 empresas na área de biotecnologia existentes na Alemanha pretendem intensificar a cooperação internacional com pesquisadores de outros países, como o Brasil, para trocar experiências e transferir tecnologias.



“O Brasil será um importante parceiro neste projeto, porque tem experiências muito interessantes e já bem estabelecidas de aproveitamento e conversão de biomassa para o desenvolvimento de novos produtos. Queremos aprender e trocar experiências em biotecnologia com pesquisadores brasileiros”, disse Henk van Liempt, chefe da divisão de bioeconomia do ministério alemão da Educação e Pesquisa.



De acordo com Liempt, uma das iniciativas recém-lançadas para promover a aproximação entre pesquisadores do Brasil e da Alemanha foi o BioInnovationHub.



O objetivo do hub, que começou a ser planejado em 2011, é reunir as experiências do Brasil e da Alemanha para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação em diferentes temas relacionados à biotecnologia. “O Brasil é líder mundial na produção de combustíveis renováveis, como o etanol, e a Alemanha se destaca na área de biotecnologia. Podemos aprender e trocar experiências”, disse Liempt.



“A FAPESP tem um grande número de acordos para financiamento conjunto de pesquisas com instituições como a DFG, na Alemanha, com o objetivo de criar oportunidades para pesquisadores do estado de São Paulo trabalharem juntos com cientistas de outros países. Na área de bioeconomia temos um acordo, por exemplo, com o BE-Basic, da Holanda”, destacou Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.



Com informações da Agência FAPESP

SXC
SXC