Bosch comemora 100 anos do primeiro alternador

Um século se passou desde que a Bosch apresentou ao mundo o primeiro alternador. Apesar de inicialmente ter sido concebido como fonte de energia para os faróis, o sistema serviu de base para eletrificação de outros itens do automóvel, como a partida elétrica, introduzida pela Bosch em 1914, e a primeira unidade elétrica para o sistema limpador de para-brisa, lançado pela Bosch em 1926.

De acordo com a companhia alemã, hoje os alternadores fornecem toda a energia que um carro precisa, alimentando uma infinidade de sistemas elétricos que tornam os carros mais limpos e eficientes, melhorando também a segurança e conforto. “Os alternadores estão ficando cada vez menores, mais robustos e mais potentes”, diz Ulrich Kirschner, presidente mundial da divisão Starter Motors and Generators da Bosch.

Enquanto os primeiros alternadores forneciam apenas quatro ampères, e a nova geração de alternadores Bosch variam de 70 até 250 ampères.

Linha do tempo – evolução dos alternadores

1913: primeiro alternador da Bosch
Bosch lança o primeiro alternador com regulador de voltagem, como parte do sistema de iluminação automotiva Bosch. Este alternador, inicialmente, tinha apenas uma função: fornecer energia para a bateria, que por sua vez garantia a operação confiável dos primeiros faróis elétricos.

1933: Motor de partida e alternador para carros pequenos e motos
Já na década de 1930 a Bosch uniu esforços para reduzir o tamanho dos componentes automotivos. Neste cenário, desenvolveu um motor que combinava as funções de motor de partida e de um alternador em uma única unidade elétrica. Além de iniciar o motor, a tecnologia também gerava corrente elétrica enquanto o motor estava em funcionamento.

1959: alternador trifásico para ônibus
O desenvolvimento desse alternador foi uma marco significativo da tecnologia que, mesmo em marcha lenta, consegue gerar energia suficiente para os sistemas elétricos. Isso trouxe ganhos significativos para o mercado automotivo, especialmente para ônibus urbanos, devido às paradas constantes e ao alto consumo de energia.

1989: alternadores compactos para veículos leves
As principais características da série compacta desses alternadores incluíam mais corrente, com redução de ruído e a capacidade de adaptar-se ao aumento de cargas no sistema elétrico do veículo. Esta série também introduziu o princípio do projeto de resfriamento interno.

2008: nova linha de alternadores NBL (New Base Line)
Para carros pequenos que normalmente consomem menos energia elétrica. Disponível em três tamanhos diferentes e com eficiência de até 66%, ajuda a reduzir o consumo e as emissões de CO2.

2009: série HD para veículos comerciais
Em 2009, a Bosch lançou alternadores com conceito e design que permitem a adequação às múltiplas exigências dos veículos comerciais, além de oferecerem melhor resistência ao calor e maior vida útil. Essa série permite que as fabricantes escolham o alternador que melhor atende o projeto em desenvolvimento.

2011: alternadores eficientes mesmo em situações de trânsito intenso
As características especiais da nova linha de alternadores levam em consideração o trânsito das grandes cidades. Os novos alternadores geram cerca de 10% mais energia para abastecer o sistema elétrico automotivo, mesmo quando o veículo está em marcha lenta. Como a bateria é carregada mais rapidamente, com os novos alternadores aumenta a disponibilidade de uso do sistema Start-Stop, garantindo energia suficiente para reiniciar o motor sempre que for demandado.
 

 

Divulgação Bosch
Divulgação Bosch