É comum encontrar fileiras e mais fileiras de caminhões estacionados em paradas de autoestradas na Alemanha, enquanto os motoristas tiram suas pausas obrigatórias. À noite, em particular, há uma escassez de lugares para estacionar. Além disso, muitos deles não são seguros. Arrombamentos são comuns e roubo de cargas também.
A Bosch Service Solutions veio então com uma solução para esse problema: o Secure Truck Parking, que permite a reserva antecipada e sem complicações de lugares para estacionar em paradas para caminhões. Com o aplicativo, a rota e o tempo de descanso podem ser planejados mais facilmente, ajudando a diminuir a crescente incidência de roubo e fornecendo paz aos motoristas.
A primeira instalação do Secure Truck Parking foi lançada dia 12 de outubro, na unidade da Bosch que fica na autoestrada A5, em Karlsruhe. O estacionamento para colaboradores foi aberto durante à noite para caminhões. Após esse teste inicial, o aplicativo será lançado no primeiro semestre de 2017.
“Nós transformamos as paradas de caminhões em prestações de serviço conectadas, oferecendo informação urgentemente necessária em tempo real sobre locais de estacionamento disponíveis”, disse Dr. Jan-Philipp Weers, diretor do projeto. “Em combinação com a tecnologia de segurança adicional, a Secure Truck Parking pode reduzir significativamente o risco de crimes. Facilita um planejamento seguro, a proteção do condutor e a segurança da carga”.
Há uma escassez estimada de cerca de 14.000 lugares de estacionamento para caminhões nas autoestradas alemãs. A busca por vagas apropriadas pode ter consequências dramáticas, incluindo a violação de uma condução legal, bem como o aumento do consumo de combustível e emissão de dióxido de carbono. Os caminhoneiros que não conseguem encontrar um lugar para estacionar são obrigados a estacionar seu veículo em locais precários ou sair da rodovia.
No total, 44 acidentes fatais por ano envolvem caminhões que estão perigosamente estacionados. Cerca de 90.000 veículos estacionados são vítimas de roubo de carga em toda a União Europeia por ano, resultando em danos estimados de mais de 16 bilhões de euros. Só na Alemanha, o prejuízo é avaliado em três bilhões de euros.
Foto: Divulgação Bosch