Bosch lança serviço de compartilhamento de Scooter

eScooter Berlim_BoschA Bosch lança em Berlim a Coup eScooter de serviços compartilhados. A Coup, subsidiária da Bosch, proporcionará aos moradores da cidade uma nova opção de mobilidade a um modelo simples de precificação. A partir de agora, os clientes poderão localizar, reservar e usar a eScooter a qualquer momento e, depois que chegarem ao destino, poderão deixar a motocicleta em pontos determinados. “Com a Coup, a Bosch disponibiliza ao mercado sua primeira concessão no setor da mobilidade puramente para o usuário final, além de criar uma marca independente”, diz Dr. Markus Heyn, membro da direção mundial da companhia e responsável pelo projeto. Duzentas scooters conectadas e elétricas produzidas pela Gogoro, marca líder em scooters, estarão disponíveis em capital alemã.

As grandes cidades são caracterizadas pelo tráfego intenso e pela escassez de vagas para estacionar, mas também há o desejo por uma mobilidade individual. “A Coup quer ajudar a superar o desafio da mobilidade urbana”, ressalta Heyn. Especialmente a geração mais jovem que demanda por mobilidade e flexibilidade, possuir um carro não é visto mais como necessário. “Os requisitos e as demandas da mobilidade elétrica estão em transição e a Bosch quer moldar essas mudanças com suas próprias soluções e serviços”, completa o executivo. Como resultado, a empresa já está trabalhando em soluções conectadas para gerenciamento de vagas de estacionamento, gestão de frota baseada na nuvem, e assistentes de mobilidade em aplicativos que suportam o uso multimodal de diferentes tipos de transporte. O novo serviço de compartilhamento da Coup representa mais um passo no setor de negócios Soluções para Mobilidade.

Novos parceiros

Para começar, duzentas eScooters conectadas estarão disponíveis em bairros de Berlim como Mitte, Prenzlauer Berg, Friedrichshain e Kreuzberg. As scooters têm velocidade máxima de 45 quilômetros por hora e qualquer pessoa com mais de 21 anos, com licença para dirigir carro ou moto, pode usá-las.

No compartimento abaixo do banco cabe um capacete e duas baterias reservas. No futuro, um segundo capacete será providenciado. As eScooters têm autonomia de 100 quilômetros aproximadamente e os usuários não precisam se preocupar com a recarga, pois a Coup cuidará disso para eles. O preço é baseado em uma taxa fixa que cobra 3 euros por 30 minutos ou 20 euros para o dia inteiro. O serviço é acessado via um aplicativo de acompanhamento, cuja interface intuitiva facilita localizar, agendar e pagar por uma scooter. Até mesmo a abertura do compartimento do capacete é controlada pelo smartphone, o qual está conectado na eScooter via Bluetooth.

A Coup está colaborando ativamente neste projeto com a Gogoro, uma start-up asiática estabelecida em 2011 e que se tornou líder global em scooters conectadas e movidas a eletricidade, também disponíveis a partir de agora nas rodovias europeias graças a Coup.

O implementação e operação da plataforma de compartilhamento tem ocorrido por meio de uma estreita parceria estratégica com a BCG Digital Ventures, subsidiária corporativa de risco do Boston Consulting Group. “A Coup foi conjuntamente desenvolvida baseada no princípio MVP (minimum viable product). Nós estamos entrando rapidamente no mercado com uma versão básica para testar e aprender juntamente com nossos usuários, com o objetivo de ajustar ainda mais o nosso serviço”, diz Mat Schubert, que é responsável pelo projeto de Serviços de Mobilidade na Bosch como CEO da Coup Mobility GmbH. “Em um futuro próximo, vamos identificar quais as áreas urbanas possuem maior demanda e vamos ampliar o nosso serviço gradativamente”.

Foto: Divulgação Bosch