Bosch une veículo e casa em novo sistema


Durante a CES 2016, em Las Vegas, a Bosch apresentou inovações que são “Tecnologia para Vida”, como soluções inteligentes para casa, cidade, carro e também para o local de trabalho. A fornecedora de tecnologia e serviços tem o compromisso de impulsionar a conectividade por meio da Internet das Coisas.


“Nosso objetivo é proporcionar mais segurança e comodidade por meio de soluções eficientes com foco em energia, mobilidade, indústria e casas inteligentes. Nós queremos melhorar a vida das pessoas e torná-las mais fácil, e a chave para isso é a conectividade”, disse Dr. Volkmar Denner, CEO da Bosch durante a coletiva de imprensa na CES 2016.


A Bosch usou o slogan “Simply.Connected” (“Simples.Conectada”) para destacar essa abordagem durante o evento, onde a empresa apresentou diferentes soluções para cidades inteligentes, mobilidade conectada e indústria 4.0.


Denner citou os carros conectados como exemplo, que podem se comunicar com casas inteligentes por meio do sistema de navegação. Dessa forma, os motoristas podem aquecer o forno para o jantar antes mesmo de chegar em casa.


No campo da mobilidade conectada, a companhia apresenta mundialmente o primeiro Retrofit eCall. O sistema automático de emergência eCall, lançado em 2012, era um item que estava apenas disponível como equipamento original em veículos novos, mas a partir de agora a tecnologia também é uma solução acessível para o mercado de reposição. Conectado ao isqueiro do carro, o sensor é desenvolvido para detectar colisões e enviar informações relevantes à central de serviço. Dependendo da gravidade do acidente, a central pode entrar em contato diretamente com o motorista ou acionar os serviços de emergência mais próximos.


Casas inteligentes oferecem mais comodidade e segurança


Segundo a empresa, suas soluções farão com que as preocupações domésticas básicas virem coisas do passado. Estudos apontam que em 2020, cerca de 230 milhões de equipamentos domésticos em todo o mundo – aproximadamente 15% do mercado global – terão incorporados tecnologias de casas inteligentes. Ao consolidar as atividades de casa inteligente em uma nova empresa, que entrou em operação no início do ano, a Bosch deu um passo crucial rumo ao futuro – oferecerá diversos produtos e serviços para casas conectadas a partir de uma única fonte, que


incluirá uma solução que poderá reportar oscilações e ajudar a controlar o sistema de aquecimento da residência para economizar energia, por exemplo.


“A Bosch não se contenta apenas em oferecer soluções para casas inteligentes”, ressalta Denner. “Atualmente estamos envolvidos em cinco projetos ao redor do mundo que visam aumentar a conectividade de cidades inteiras. Esses sistemas melhoram a qualidade de vida das pessoas assim como a eficiência econômica das cidades”.


De acordo com um estudo realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), dois terços da população global estarão vivendo em áreas urbanas até 2050. Essa situação implicará em estruturas inteligentes de energia, infraestrutura de tráfego e edifícios. Um dos blocos básicos de construção de uma cidade inteligente é a Suíte Bosch IoT – uma plataforma de software que integra todas as funções necessárias para conexão de dispositivos, usuários e serviços.


Integração entre casas, carros e estacionamentos


Até 2018, a companhia planeja realizar a integração entre cidades inteligentes, carros conectados e estacionamento totalmente automatizado. A ideia é que os motoristas deixem o carro na entrada do estacionamento ou garagem e, partir desse momento, o veículo procure a vaga. Na hora de ir, o carro volta sozinho. Observando as mais de 250 unidades fabris da Bosch em todo o mundo, Denner calcula que a Indústria 4.0 ajudará a empresa economizar centenas de milhões de euros anualmente até 2020. Dois fatores que ajudarão a empresa atingir esses objetivos são as áreas de hardware e suas soluções para avaliação de dados em tempo real.

Divulgação Bosch
Divulgação Bosch