Brasil e Alemanha debatem avanço científico


A fim de intensificar o debate científico entre Brasil e Alemanha e fortalecer as relações entre pesquisadores dos dois países, o Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP, na sigla em alemão) organiza o “I Diálogo Brasil-Alemanha em Ciência, Pesquisa e Inovação”, em 21 e 22 deste mês, no Club Transatlântico, em São Paulo. O evento vai reunir cientistas, acadêmicos e profissionais de inovação, brasileiros e alemães, que discutirão temas científicos transdisciplinares da atualidade, nos quais Brasil e Alemanha possuem afinidades e divergências.



A iniciativa acontece em um momento especial nos mais de 40 anos de cooperação acadêmica e científica bilateral. O Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação 2010-2011 desencadeou vários projetos comuns. Pelo programa Ciência sem Fronteiras, do governo brasileiro, a Alemanha deverá receber 10 mil jovens brasileiros até 2015, despertando um interesse ainda maior das universidades alemãs por cooperações com parceiros brasileiros. E o Diálogo proposto pelo DWIH-SP acontecerá às vésperas do Ano da Alemanha no Brasil 2013-2014, período em que diversas atividades serão realizadas no Brasil para fortalecer as relações entre as duas nações.



“Brasil e Alemanha já possuem um ótimo relacionamento cooperativo. Com o evento, queremos estreitar os laços científicos entre os dois países e ampliar a rede de instituições parceiras que produzem pesquisa e conhecimento”, afirma Christian Müller, presidente do Conselho Diretor do DWIH-SP.



Temáticas e destaques



O primeiro dia de evento será aberto com uma palestra sobre a evolução do sistema brasileiro de pesquisa nos últimos 30 anos, pela diretora de Relações Internacionais da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Denise de Menezes Nedeermeyer. Em seguida, as instituições membro do DWIH-SP esclarecerão seus objetivos ao abrirem representações no Brasil.



O segundo dia será dedicado ao debate científico, começando com uma conferência do físico do Karlsruhe Institute of Technology (KIT) Thomas Müller. Müller falará sobre a importância dos resultados das pesquisas no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern) sobre o bóson de Higgs, que já foi apelidado de “partícula de Deus”, pois cientistas esperam encontrar novas explicações para a criação do Universo a partir do seu estudo. Completam o programa três painéis com abordagens transdisciplinares: desafio energético; educação e sociedade; e transferência de conhecimento e tecnologia.



DWIH



O Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Além do escritório de São Paulo, há centros similares em Moscou, Nova Délhi, Nova York e Tóquio. Nesses países, o DWIH busca intensificar o intercâmbio científico, além de servir como plataforma para o surgimento de novas cooperações de pesquisa e projetos de inovação entre pesquisadores.

SXC
SXC