Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo capacita 100 mulheres na área de digitalização

Foto: Pixabay

Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo participou de um projeto cofinanciado pelo governo alemão por meio da GIZ (Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeitque teve como objetivo aumentar o número de mulheres atuando em áreas relacionadas à digitalização. O curso Women Going Digital, realizado em formato totalmente online e gratuito, contribuiu para melhorar as chances de empregabilidade e recolocação profissional de mulheres, priorizando aquelas com baixa renda. Adicionalmente, 10 vagas foram reservadas para candidatas de Moçambique. Por meio do curso, 100 participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre os principais conceitos e tecnologias da Era Digital.  

A primeira etapa do curso chamada Digital Thinking e realizada durante o ano de 2020, foi composta por 40 horas dispostas em 16 módulos. Neste primeiro momento, as alunas contaram com aulas sobre Internet das CoisasMachine learningBig Data, Realidade Virtual, Métodos Ágeis, e Privacidade e Segurança de Dados. As aulas foram realizadas por meio de metodologias de ensino variadas, como podcasts, vídeo aulas e infográficos.  

Em janeiro de 2021, as participantes tiveram a oportunidade de cursar uma capacitação em SAP Business One, promovida pela Ramo Sistemas, como parte da etapa Digital Tools. Essa etapa procurava mostrar na prática a aplicação dos diversos conceitos aprendidos, envolvendo todos os processos de um negócio.  

Para a participante Nilza César, de nacionalidade moçambicana e profissional da educação, o curso foi uma oportunidade singular de sair da zona de conforto: “Esta formação desafiou minha visão limitada do mundo dos negócios, proporcionando valiosas ferramentas teóricas e práticas que me conferiram competências básicas para empreender e/ou ser empregue no mercado empresarial”, comentou.  

Apoiada por diversas empresas e executivas da área de tecnologia, a iniciativa mobilizou profissionais como Sylmara Requena, Vice-Presidente de Recursos Humanos da Siemens; Fernanda Rodrigues, Diretora de Recursos Humanos da GFT; e Carolina Bastos, Vice-Presidente de Ecosystems e Channels da SAP.  

Cristiane Rauen, Coordenadora-Geral de Educação Profissional e Tecnológica a Distância e Tecnologias Educacionais do Ministério da Educação (MEC), que também participou do evento de lançamento do curso em 2020, ressaltou a baixa aderência da população brasileira aos cursos de formação profissional e a importância de ações como o Women Going Digital. “Atualmente, o Brasil apresenta apenas 8% de matrículas na Modalidade Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Ainda existe no senso comum um quadro de desprestígio para essa modalidade de formação, em detrimento dos cursos de bacharelado”concluiu. 

Em 2021 há expectativa para que o curso seja disponibilizado para um público mais amplo. Há estudos para o aumento de vagas para o Brasil e a ampliação do projeto para países da América Latina.