Sabendo da posição de liderança da Alemanha em inovação e a fim de incentivar a cooperação em inovação entre os dois países, o ministro do MDIC, Armando Monteiro Neto, e o vice-ministro do BMWi, Matthias Machnig, assinaram, durante a 1ª Reunião de Consultas Governamentais de Alto Nível Brasil-Alemanha, no dia 20 de agosto de 2015, uma Declaração Conjunta de Intenções sobre Cooperação Bilateral em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento).
Durante o mesmo evento, foi lançado o Edital de Primeira Chamada no âmbito da Cooperação Bilateral em Pesquisa e Desenvolvimento Industrial Brasil-Alemanha e estará aberta até 30 de outubro de 2016.
Informações aqui!
A referida Chamada tem como objetivo incentivar o desenvolvimento conjunto de projetos de P&D industrial entre empresas brasileiras e alemãs, devendo obrigatoriamente resultar em novos produtos, processos ou serviços direcionados à comercialização no mercado doméstico e/ou global. Projetos aprovados são elegíveis para financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e outras instituições de fomento, como a Embrapii, pela parte brasileira. É uma oportunidade para gerar novos negócios e investimentos, além de permitir a internacionalização de empresas.
Com o missão de conjugar esforços, o ministro Armando Monteiro (MDIC) e o presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), Dr. Wolfram Uwe Anders, assinaram durante o 33º Encontro Economico Brasil-Alamenha um acordo para apoio mútuo aos programas e iniciativas que se refiram à área de inovação e à cooperação entre Brasil e Alemanha.
Como exemplo dos primeiros passos desta cooperação temos a colaboração em prol do III Seminário Brasil-Alemanha de Inovação e III Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação, realizados pela Câmara Brasil-Alemanha, e do programa Inovativa desenvolvido pelo MDIC. Ao longo do ano de 2015, em diversas oportunidades, foram convidados representantes do Ministério para palestrar nos eventos e seminários organizados pela AHK São Paulo.
Para 2016, serão mantidas as ações já realizadas e novas iniciativas serão lançadas, a fim de compartilhar o conhecimento e motivar instituições e interessados a caminharem junto às novas tecnologias. A ideia é que, nos próximos anos, cada vez mais ações e iniciativas sejam potencializadas e colocadas em prática, possibilitando, assim, a inovação.
Para saber mais sobre as instituições que apoiam essas parcerias, acesse: