Cientistas alemães batem recorde



Pesquisadores do Instituto Tecnológico de Karlsruhe (KIT) anunciaram, nesta segunda-feira (23), ter quebrado o recorde de velocidade de transmissão de dados. Usando um único feixe de laser os cientistas conseguiram transmitir 26 terabits a uma distância de 50 km em apenas um segundo, superando assim a marca de 10 terabits por segundo alcançada pelo próprio grupo no ano passado.


O novo processo de decodificação de dados possibilita a transmissão do conteúdo de 700 DVDs ou até 400 milhões de chamadas telefônicas simultâneas em apenas um segundo. Este é o maior volume de dados já transportados por um único raio de laser.


O Prof. Dr. Jürg Leuthold, que coordena as pesquisas, lembra que, há alguns anos, transportar 26 terabits era impensável. “Ninguém precisava transmitir tantos dados ao mesmo tempo antigamente. Hoje a situação é diferente”, pontua o estudioso.


 Leuthold explica que, com o aumento da oferta de vídeos na internet e redes de comunicação cada vez mais complexas, será necessário desenvolver sistemas capazes de transmitir um volume de dados cada vez maior em um curto espaço de tempo. O sucesso do grupo de pesquisa do KIT representa, portanto, não só um recorde quebrado, mas, principalmente, uma solução tecnológica. 


Divulgação / KIT - Gabi Zachmann
Divulgação / KIT – Gabi Zachmann