A alemã Continental comemora 30 anos de produção de sistemas de freios eletrônicos (EBS, na sigla em inglês) este ano. Além desse marco, a empresa também celebra as 250 milhões de unidades produzidas ao redor do mundo, sendo 100 milhões fabricadas em Frankfurt, na Alemanha.
“Os freios EBS têm melhorado a segurança desde 1984. A tecnologia estabiliza os carros, assumindo a função de travagem e está entre os sistemas de segurança de trânsito mais importantes do mundo, junto com os freios ABS”, afirma Felix Beitenbeck, diretor da Unidade de Vehicle Dynamics Business da Divisão de Segurança da Continental.
Segundo a Continental, enquanto que em 1988 a produção de EBS era de cerca de 500 mil unidades, o número cresceu dez vezes para mais de cinco milhões de unidades em 1998. Desde 2002, mais de dez milhões de EBS foram produzidos por ano – em 2013, esse número passou para 20 milhões de unidades. A tecnologia EBS também é fabricada em cinco outras unidades da companhia: em Hamakita (Japão), Mechelen (Bélgica), Morgaton (Estados Unidos), Xangai (China) e Várzea Paulista (Brasil).
Além dos freios ABS, o controle eletrônico de estabilidade ajuda a prevenir a derrapagem em uma fase inicial, de modo a manter o carro na estrada. Como resultado, os riscos de impactos laterais em árvores também são reduzidos – de acordo com estudo da Allianz, esse caso é responsável por um em cada cinco acidentes fatais de trânsito.
A pesquisa da empresa alemã de seguros também aponta que se todos os veículos fossem equipados com o sistema ESC, um em cada quatro acidentes que resultam em lesão corporal e mais de 40% do total de acidentes fatais de trânsito poderiam ser evitados.
Obrigatoriedade
Na Europa, todo o carro ou caminhão desenhado desde novembro de 2011 é obrigado a ser equipado com o sistema ESC. Com início no mesmo mês em 2014, a tecnologia será obrigatória para todos os veículos que forem registrados pela primeira vez no continente europeu. Regulamentos no Japão também exibem características similares. O ESC foi exigido em todos os veículos nos Estados Unidos, com peso maior de 4,5 t, desde setembro de 2011 – o mesmo se aplica à Coréia do Sul, desde janeiro 2012.
De acordo com estatísticas oficiais, em 2013, 70% dos veículos nas estradas da Alemanha e 87% dos carros recém adquiridos têm freios ESC. A União Europeia (UE) pretende, ainda, reduzir os números de acidentes sérios com motocicletas ao tornar o sistema ABS obrigatório. A tecnologia anti-block brake system será exigida em todos os
veículos dessa categoria com mais de 125 cm?. Com início em 2016, os freios ABS serão obrigatórios em todos os modelos novos e, em 2017, em todas as motocicletas na Europa.