Continental desenvolve cinto de segurança “ativo”

Durante um acidente, os ocupantes de um veículo estão sujeitos a forças de grande intensidade que podem resultar em ferimentos. Pensando nessa questão, a Continental desenvolveu uma nova função para ajustar os cintos junto aos corpos dos ocupantes nos momentos imediatamente anteriores a um acidente, o que pode reduzir a severidade de possíveis ferimentos em até 15%.

De acordo com a fornecedora automotiva, essa nova função, o Controle Ativo de Emergência do Cinto de Segurança (ou Active Emergency Belt Control, no inglês) já está disponível em dois carros compactos produzidos por grandes montadoras alemãs.

“Sistemas de segurança como cintos e airbags são totalmente efetivos se os ocupantes estiverem sentados na ‘posição ótima’ antes do impacto. Nosso novo Controle Ativo de Emergência do Cinto de Segurança pode tornar isso possível ao ajustar os cintos e, assim, ‘segurar’ os ocupantes na posição ótima”, afirma Ralf Schnupp, diretor na unidade de negócios de segurança e sensores da divisão de Chassis e Segurança da Continental.

O ajustamento do cinto de segurança, conforme a companhia, ocorre por meio de um tensionador eletromecânico reversível do cinto. Para promover ainda mais segurança, os vidros e o painel solar do carro se fecham automaticamente, de modo a impedir a entrada de objetos no interior do veículo durante um acidente.

Para que essas funções possam ser executadas, o status do veículo é analisado pela Unidade de Controle de Segurança da Continental com a ajuda dos sensores espalhados pelo carro. Assim que o sistema detecta que o motorista está pisando com força nos freios, que o carro está patinando, que um acidente a baixa velocidade está prestes a ocorrer ou que uma colisão pela frente ou pela traseira do carro é iminente, o Controle Ativo de Emergência do Cinto de Segurança ativa as funções integradas de segurança antes do impacto.

Segundo a Continental, o ajustamento central dos tensionadores eletromecânicos dos cintos de segurança através da Unidade de Controle de Segurança permite uma arquitetura do sistema de baixo custo, e torna possível a introdução em carros de classe média de funções de segurança que até então eram comuns apenas em automóveis Premium.

Divulgação Continental
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