Delegação da Helmholtz chega ao Brasil


Acompanhado de uma delegação, Jürgen Mlynek, presidente da Associação dos Centros de Pesquisa Alemães Helmholtz, chegou ao Brasil na última quarta-feira (12).



Com foco no Programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal, o grupo discutirá temas referentes às áreas de energia, terra e meio ambiente, saúde, tecnologia de ponta, ciências materiais, transporte e investigação espacial.



Em Brasília, os representantes da Helmholtz se reuniram com o Ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil, Aloizio Mercadante, representantes da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e com o reitor da Universidade de Brasília (UnB).



Na UnB, o assunto principal do encontro, que ocorreu na tarde de hoje (13), foi o projeto IWAS Água DF. Coordenado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), pela própria universidade, pelo Centro de Pesquisas Ambientais Helmholtz (UFZ-Leipzig) e pela Universidade Técnica de Dresden (TUD), o projeto tem como principal objetivo desenvolver um sistema integrado de gerenciamento de recursos hídricos.



Ainda, está prevista uma reunião com o responsável pelo departamento de Relações Internacionais da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para tratar do Memorando de Entendimento entre Brasil e Alemanha. O acordo, assinado em setembro, é a base para a criação de um Laboratório Virtual da EMBRAPA na Alemanha, como também para estreitar a colaboração de ambos os países na pesquisa agrária.



Em São Paulo a partir de sexta-feira (14), a delegação visitará as universidades UNICAMP e a USP, para estudar a possibilidade de construir laboratórios conjuntos.



A Helmholtz conta com 17 instituições de pesquisa em toda a Alemanha e cerca de 30 mil colaboradores, incluindo 9.700 pesquisadores e 4.500 pesquisadores visitantes.

Bayer
Bayer