Demanda mundial por celulares é recorde

Nunca foram vendidos tantos celulares quanto no primeiro semestre de 2013 – segundo estudo da empresa alemã de pesquisas de mercado GfK, a demanda global por telefones móveis alcançou um novo recorde. E a busca dos consumidores pelos smartphones, que estão se tornando mais acessíveis, contribui particularmente para o rápido crescimento nas vendas.

De janeiro a junho, a demanda global pelos smartphones subiu 66% comparada ao mesmo período do ano passado, ao passo que a demanda pelos celulares convencionais caiu 25%, resultando, no geral, em um volume de vendas 10% superior. De todos os dispositivos móveis comercializados, 59% foram smartphones (em 2012, essa fatia era de 41%).

A ponta de lança desta tendência, segundo o estudo, é o mercado chinês, que foi o que mais cresceu, a uma taxa de 37%, e conta com uma participação de 85% dos smartphones no total de dispositivos móveis vendidos, também a mais alta globalmente. O segundo lugar em preponderância de smartphones fica com a Europa Ocidental, com 71%, enquanto que na África, Índia e América Latina os celulares convencionais ainda são mais vendidos.

Para 2013 como um todo, a GkK estima que 950 milhões de telefones móveis sejam vendidos globalmente.

Tendências

De acordo com a companhia alemã, as tendências em termos de design e performance dos smartphones são claras: as telas estão se tornando maiores, o aparelho como um todo está se tornando mais fino e o poder de processamento está crescendo significativamente. Na Europa Ocidental, a fatia de aparelhos com telas de pelo menos 4,5 polegadas aumentou substancialmente: no verão europeu de 2013, um em cada quatro têm este tamanho de tela, enquanto apenas um em cada dez o tinha no verão europeu de 2012.

Além disso, dois a cada três aparelhos agora têm um design “esbelto”. O tamanho crescente das telas é compensado pelo fato de que, com uma espessura de menos de 10 milímetros, os smartphones deixaram de parecer volumosos quando guardados nos bolsos de jaquetas ou calças. Uma tendência-chave para a segunda metade de 2013 e para 2014 serão os “phablets”, uma categoria maior de smartphones com um tamanho diagonal de tela de até 7 polegadas.

Em termos de desempenho, conforme a GfK, os smartphones fizeram um progresso significativo em 2013. Para a empresa, no tocante à memória, à velocidade de processamento e à capacidade para transferência de dados por NFC (sigla em inglês para Comunicação de Curto Alcance) ou ao novo padrão de alta velocidade (Long Term Evolution – LTE), os consumidores têm à disposição um produto muito melhor. Em consonância com isso, quase um a cada quatro aparelhos vendidos na Europa Ocidental no segundo trimestre de 2013 era compatível com a tecnologia LTE – no ano passado, essa fatia era de praticamente zero.

CCommons/flickr/Phil Roeder
CCommons/flickr/Phil Roeder