DFG e FAPEMIG firmam acordo de cooperação no País


De olho no Brasil e nas oportunidades que o futuro reserva, a Fundação Alemã de Pesquisa (DFG, na sigla em alemão) selou mais um acordo de cooperação com uma instituição do país. Nesta quinta-feira (18), Matthias Kleiner, Presidente da DFG, e Mário Neto Borges, Presidente da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), assinaram acordo para apoiar, em todos os campos da ciência, a realização de projetos conjuntos conduzidos por pesquisadores de ambos os países, além de intercâmbio entre jovens cientistas.

A parceria, semelhante à já existente entre a DFG e a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), agrega mais um elemento de qualidade à cooperação científica e tecnológica entre Brasil e Alemanha, que completou 42 anos de trabalhos em 2011. Segundo Kleiner, a importância de tal evento é percebida no conhecimento agregado e no crescimento da rede de cooperação internacional. “As iniciativas científicas são diferentes em cada país, mas é sempre possível aproveitar experiências para promover a ciência”, disse. “Em 2005, estive no Brasil e aprendi bastante sobre o financiamento de centros de excelência e levei essa informação e esse conhecimento para a Alemanha”, exemplificou.

Em sua visita à Brasília, Matthias Kleiner e delegação também participaram de encontros com representantes do CNPq, da CAPES e da FINEP, em que foram tratados a ampliação do projeto de pesquisa de cooperação Brasil-Alemanha BRAGECRIM (Iniciativa Brasileiro-Alemã de Pesquisa Colaborativa sobre Tecnologia de Manufatura) e a transferência de conhecimentos resultantes do investimento em pesquisa na indústria.

No Brasil, Matthias Kleiner também visitou São Paulo, onde participou da Conferência German Excellence Initiative e apresentou os detalhes do programa responsável por promover nos últimos anos, com investimentos de quase dois bilhões de euros em sua primeira fase, a pesquisa de alto nível e a excelência das universidades e instituições de pesquisa da Alemanha. Ainda na capital paulista, o Presidente da DFG também assinou o termo aditivo para a renovação do acordo de colaboração entre FAPESP e a DFG, em vigor desde 2006, e responsável por ajudar no processo de internacionalização da pesquisa brasileira.

Sobre a DFG

Dispondo de um orçamento anual de cinco bilhões de euros, a Fundação Alemã de Pesquisa dedica-se aos interesses das ciências, em todas as suas ramificações, através do fomento a projetos de pesquisa em instituições de ensino superior na Alemanha e em outros órgãos de pesquisa.

Por meio de sua iniciativa e de seus investimentos, a DFG promove os melhores pesquisadores, com ênfase nos jovens cientistas, bem como a cooperação científica interdisciplinar e internacional, e a cooperação entre economia e sociedade.

KFW
KFW