DHL publica estudo sobre veículos autônomos


A DHL publicou recentemente o estudo “Veículos Autônomos no segmento de Logística” que mostra a tendência mundial do setor na utilização de um automóvel que não necessita de um condutor humano para transportar pessoas ou bens de consumo. O relatório destaca ainda que no futuro haverá a implementação de condução autônoma em situações específicas como em estradas congestionadas, onde, os comboios de caminhão serão totalmente autônomos para trafegar nas rodovias.


Para esta nova jornada da auto-condução, o estudo aponta possíveis aplicações e melhores práticas desenvolvidas por diferentes indústrias e analisa casos concretos da utilização de veículos autônomos em toda a cadeia de logística.


Segundo Dr. Markus Kückelhaus, Diretor de Tendências e Pesquisas da DHL, algumas operações em armazéns já possuem veículos de auto-condução e a tendência do transporte logístico é ser cada vez mais autônomo, o que irá mudar o setor de forma expressiva. Para obter uma evolução no segmento, o primeiro passo é aplicar este tipo de sistema em vias públicas.


“O setor de logística está em uma posição privilegiada para moldar ainda mais esta tendência devido à sua história na implementação de soluções de auto-condução em ambientes controlados. Junto com parceiros e clientes, a DHL está pronta para assumir um papel de liderança neste tipo de tecnologia”, enfatiza Dr. Markus.


Estes veículos podem fornecer uma ampla gama de benefícios para o setor e meio ambiente, incluindo a melhoria da segurança rodoviária, maior eficiência de combustível e redução no impacto ambiental. No entanto, tecnologias autônomas ainda tem um longo caminho a percorrer antes de alcançar a plena maturidade. Apesar de diversos obstáculos, muitas organizações estão dispostas a desenvolver e implantar tecnologias de auto-condução.


O material está disponível para download em www.dhl.com/selfdriving.

Divulgação DHL
Divulgação DHL