EADS integra Parque Tecnológico de São José dos Campos

A EADS (European Aeronautic Defence and Space Company), gigante pan-europeia da área de defesa cujo controle é dividido pela Alemanha, França e Espanha, anunciou que vai integrar o Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), com o objetivo de desenvolver atividades de pesquisa e tecnologia em cooperação próxima com entidades brasileiras.

Numa primeira etapa, o novo centro de pesquisas do grupo vai acolher pesquisadores e técnicos da Cassidian, a divisão de defesa e segurança da EADS, com sede em Unterschleissheim, na Alemanha. A empresa trabalhará no desenvolvimento e melhoramento de seus projetos de defesa e segurança, incluindo a transferência de tecnologia para o governo brasileiro e para as instituições de ensino, bem como às empresas nacionais.

“A cidade de São José dos Campos já é reconhecida pela sua força no desenvolvimento de projetos aeroespaciais. Encontramos aqui o ambiente ideal para estreitar nosso relacionamento com as empresas e instituições nacionais com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento tecnológico do Brasil, um mercado que consideramos estratégico”, afirma Christian Scherer, vice-presidente mundial para Vendas e Marketing da Cassidian.

De acordo com informações da empresa, entre os prováveis projetos do novo centro de pesquisas estará o desenvolvimento de uma solução de software para o monitoramento de zonas marítimas, em um projeto conhecido como “Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul” ou “SisGAAz”. “A Cassidian já implantou com sucesso sistemas similares em áreas de intensa navegação comercial, como o Mar Báltico e o Golfo da Arábia. Adaptado para as necessidades brasileiras, o sistema poderá ser utilizado para gerenciar o patrulhamento de toda a costa do País”, afirma a empresa em comunicado.

Também no Brasil, a EADS mantém, desde 1978, uma fábrica de helicópteros na cidade de Itajubá, Minas Gerais. A unidade é operada pela Helibras, braço brasileiro da divisão de helicópteros da EADS, a Eurocopter, e incorpora a mesma tecnologia dos centros de pesquisa e tecnologia mantidos por outras unidades da empresa no mundo.

Divulgação Pq Tecnológico de São José dos Campos
Divulgação Pq Tecnológico de São José dos Campos