Para alcançar a meta de ver circulando 1 milhão de carros elétricos até 2020 e concretizar as expectativas do Plano Nacional de Desenvolvimento da Eletromobilidade, o governo alemão acaba de criar um escritório conjunto do Ministério da Economia e Tecnologia – BMWA (Bundesministerium für Wirtschaft und Technologie) e do Ministério do Trânsito, Construção e Desenvolvimento Urbano – BMVBW (Bundesministerium für Verkehr, Bau und Stadtentwicklung).
O Gemeinsame Geschäftsstelle Elektromobilität (GGE) será responsável por acompanhar o desenvolvimento dos projetos e organizar reuniões entre os setores envolvidos. A criação do GGE reforça a posição do governo de tornar a Alemanha líder mundial no mercado de carros elétricos, anunciada com o lançamento do Plano Nacional de Desenvolvimento da Eletromobilidade, em 2009. Os investimentos por parte do governo incluem o fomento à pesquisa e ao desenvolvimento de novas baterias, a cooperação entre os setores envolvidos, a ampliação da infraestrutura para veículos elétricos e o aceleramento da produção e do lançamento dos automóveis.
Montadoras
O futuro dos automóveis movidos a energia limpa é alvo de pesquisas e experimentos há alguns anos entre as montadoras alemãs. Desde 2001, a Volkswagen realiza pesquisas no Centro Tecnológico para células a combustível e veículos elétricos, em Isenbüttel. Os carros conceitos Tiguan HyMotion e Passat Paul, apresentados pela marca em eventos e salões, apontam as tendências a serem seguidas nos próximos anos.
Já a Audi criou um centro de estudos da eletromobilidade em parceria com Universidades e Centros de Pesquisa para trabalhar no projeto patrocinado pelo governo. O protótipo Audi e-tron com sistema de propulsão totalmente elétrico, apresentado durante o Salão do Automóvel de Frankfurt, no fim do ano passado, deverá entrar no mercado em 2012.