EMBRAPII debate futuro dos carros elétricos no País

Sustentáveis e tecnológicos, os carros elétricos deixam de ser tendência e passam a ser realidade no Brasil. Porém para que esses veículos se tornem populares ainda existe um longo caminho. No dia 28 de agosto o Seminário Eletromobilidade – Desafios e Oportunidades representa um grande passo nessa direção. Durante o encontro gestores públicos, pesquisadores e empresários do setor automotivo discutem temas como: o papel do poder público, as adequações tributárias e as alternativas de investimento em P&DI para o desenvolvimento do setor. O evento foi uma realização da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), em parceria com o Sindipeças e Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Durante o evento, será apresentado o modelo de financiamento de projetos da instituição, que garante 1/3 do valor do projeto de inovação com recursos não reembolsáveis. “Em países como o Brasil, com grande potencial de geração de energia a partir de fontes renováveis, o uso de veículos elétricos torna-se uma opção mais sustentável. A EMBRAPII pode contribuir para que a indústria supere este desafio de desenvolver tecnologias que sejam viáveis economicamente. Nossas Unidades estão preparadas para atender a demanda industrial ligada ao setor industrial, como tecnologias digitais, inovação elétrica, entre outras ”, comenta o Diretor de Planejamento e Gestão da EMBRAPII, José Luis Gordon.

Além do financiamento, a EMBRAPII permite o acesso a uma rede de centros de pesquisa com tecnologia de ponta com equipes de pesquisa. As Unidades EMBRAPII possuem diversas competências que são de fundamental importância para o desenvolvimento de produtos e soluções para a área de eletromobilidade, como baterias, motores elétricos, Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), carros conectados, eletropostos, sistemas de monitoramento e manutenção preditiva para carros elétricos e baterias.

“O domínio destas tecnologias, aliado às suas infraestruturas físicas e seus recursos humanos altamente qualificados, tornam as UEs potenciais parceiras de empresas que queiram desenvolver projetos inovadores na área de eletromobilidade, ajudando a reduzir os riscos tecnológicos inerentes destes projetos inovadores”, destacou o Diretor de Operações, Carlos Eduardo Pereira. 

Divulgação: Shutterstock