Empresa alemã lança domínio .ltda

A InterNetX Corp, associada à Câmara Brasil-Alemanha, traz a primeira extensão de domínio de uma forma de sociedade empresarial da América Latina para a internet. A partir de 29 de outubro, o domínio .ltda estará disponível para empresas tipo “Sociedade Limitada”, no caso brasileiro, e “Sociedad/Compañía de Responsabilidade Limitada”, para os demais países de língua espanhola.

São aproximadamente seis milhões dessas empresas somente no Brasil, Chile, Equador e Colômbia. Com o crescimento econômico da região, esse número aumenta constantemente.

As diretrizes de concessão do domínio preveem que somente LTDAs registradas perante as autoridades competentes podem registrar essa extensão. Com a introdução de .ltda, cria-se um novo espaço na internet. Endereços advindos de outras extensões de domínio podem ser novamente registrados com .ltda. As empresas podem garantir domínios que combinem com o nome da empresa: se uma empresa, até então, era representada na internet com o endereço de internet www.nomedaempresa-ltda.com.br, ela poderá, com o início de .ltda, também usar o domínio mais curto e fácil de memorizar www.nomedaempresa.ltda.

Um endereço de internet com a extensão .ltda não é intuitivamente associado pelo usuário a um determinado país, mas é compreendido em qualquer lugar da América Latina, um mercado grande e dinâmico.

A gestão técnica de .ltda ocorre em parceria com Afilias, um experiente e bem-estabelecido provedor de backend. Assim, .ltda aposta em uma infraestrutura de renome no mercado que garante estabilidade e segurança aos usuários da extensão de domínio.

O lançamento do domínio ocorrerá em duas fases: em 29 de outubro de 2014, inicia-se, para .ltda, uma fase experimental de 30 dias. Durante esse período, proprietários de marcas podem registrar domínios adequados a suas marcas. O pré-requisito para a participação é o registro no chamado Trademark Clearinghouse (TMCH), uma espécie de banco de dados digital de marcas. A disponibilidade geral de .ltda se inicia em 2 de dezembro de 2014 com a fase “General Availability” ou “Live”: a partir desse momento, qualquer „limitada“ poderá registrar seus domínios livremente.

 

Mais informações sobre .ltdahttps://www.nic.ltda

SXC
SXC