Estudo da Bosch apresenta vantagens da mobilidade do futuro

connected-carO estudo “Connected Car Effect 2025”, feito pela Bosch e pela empresa de consultoria Prognos, investigou mais de perto o que a tendência da integração dos veículos com a internet significaria especificamente para os Estados Unidos, Alemanha e para as principais cidades da China.

O resultado: sistemas de segurança e funções baseadas em nuvem podem evitar cerca de 260.000 acidentes e economizar 390.000 toneladas de emissões de CO2, além de oferecer aos motoristas mais tempo para outras atividades. “A mobilidade conectada significará menos acidentes, menos consumo de combustível e menos estresse”, diz o Dr. Dirk Hoheisel, membro da Diretoria da Bosch.

Sistemas de assistência e segurança conhecidos se tornarão fontes de dados

“Os heróis escondidos da revolução conectada são sistemas de assistência e conforto, com os quais já estamos familiarizados”, diz Hoheisel. De acordo com cálculos do modelo, o ESP (Electronic Stability Program ou Programa Eletrônico de Estabilidade) estará disponível em até 90% de todos os veículos dos três países cobertos pelo estudo até 2025, com freios de emergência automáticos baseados em sensores e assistência de pista em até 40% da frota. Sistemas para mais conforto e conectividade também serão encontrados na maioria dos automóveis: em 2025, os smartphones serão integrados aos carros.

O crescente número desses sistemas e da conexão com a internet fazem deles algo maior do que a soma de suas partes. Sensores ESP relatam estradas com gelo, as câmeras coletam dados sobre restrição de velocidade e nevoeiro e funções como soluções de estacionamento e avisos de motoristas na direção errada em tempo real serão generalizadas.

Descobertas do estudo “Connected Car Effect 2025”

  • Mais de 260.000 acidentes com ferimentos serão evitados anualmente;
  • Menos 350.000 pessoas feridas por acidentes de trânsito. Só nos Estados Unidos, serão menos 290.000 pessoas;
  • Cerca de 11.000 pessoas poderiam ser salvas por meio dos sistemas de assistência conectada;
  • Até 4,3 bilhões de euros em custos com material e danos serão poupados pelos sistemas conectados. Esse número significa economias consideráveis para as companhias de seguro, mantendo assim um pouco mais de dinheiro no bolso de cada proprietário de veículo;
  • Cerca de 400.000 toneladas de CO2 serão poupadas, graças às funções de mobilidade conectada;
  • Aproximadamente 70 milhões de horas de condução serão poupadas pelas funções conectadas de estacionamento. Isso equivale ao tanto de horas que 40.000 funcionários trabalham ao ano;
  • 31 horas de tempo livre nas estradas. A condução altamente automatizada e a conexão com a internet livrarão cerca de 80% do tempo atrás do volante.

Foto: Divulgação Bosch