Publicidade

Inovação
20 de junho de 2012

Europa aposta em Computação de Alto Desempenho

Por banews

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Os principais fornecedores de tecnologias para Computação de Alto Desempenho (ou HPC, sigla em inglês para High-Performance Computing), e renomados centros de pesquisa criaram a Plataforma Tecnológica Europeia para Computação de Alto Desempenho (ETP4HPC). O segmento desenvolve instrumentos tecnológicos para fins de simulação, escalabilidade, computação científica, entre outros, que necessitem de recursos computacionais de alta complexidade e com ampla eficiência funcional e capacidade de armazenamento.

O mecanismo recém-inaugurado funciona como um fórum aberto e é voltado para qualquer organização que tenha suas bases de pesquisa e desenvolvimento instaladas na Europa e atue na área de supercomputação. Por enquanto, conta com a participação dos centros de pesquisa Fraunhofer, IRZ – Deutsche Stiftung für Internationale Rechtliche Zusammenarbeit, e Forschungszentrum Jülich, da Alemanha, HPC Barcelona Supercomputing Center, da Espanha, CEA, da França, e Cineca, da Itália, além das seguintes indústrias: Allinea, ARM, Bull, Entreprise Caps, Eurotech, IBM, Intel, Partec, STMicroelectronics e Xyratex.

Um dos objetivos estratégicos da plataforma é definir as prioridades do continente e da União Europeia em relação ao desenvolvimento de soluções de HPC, contemplando todas as etapas de sua cadeia produtiva. Ainda, espera-se que o projeto aumente a competitividade das indústrias e dos institutos de pesquisa atuantes nesse segmento, que é considerado “um elemento central para as inovações futuras, capaz de auxiliar em desafios econômicos e sociais que a Europa possa enfrentar”, de acordo com o comunicado “Computação de Alto Desempenho: o lugar da Europa na corrida global”, da Comissão Europeia.

O fórum também pretende ser um catalisador para o surgimento de novas pesquisas e produtos, assim como estimular os estudantes e os pesquisadores científicos e acadêmicos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). De acordo com o “Vision Paper”, documento lançado pela instituição, serão criados programas de pesquisa que facilitem a criação de start-ups e desenvolvam a capacidade das pequenas e médias empresas, além de incentivar o trabalho conjunto com outros setores de tecnologia e das telecomunicações.

“Um sistema forte de Computação de Alto Desempenho que desenvolve soluções projetadas aqui na Europa, gera empregos e fortalece a indústria, se torna economicamente sustentável. Essas novas forças conduzirão a uma vantagem competitiva para a União Europeia, permitindo a criação de novas oportunidades e novas atividades”, avalia a Comissão em seu documento.

Divulgação
Divulgação

Compartilhe:

Artigos relacionados