Europa aposta em Computação de Alto Desempenho

Os principais fornecedores de tecnologias para Computação de Alto Desempenho (ou HPC, sigla em inglês para High-Performance Computing), e renomados centros de pesquisa criaram a Plataforma Tecnológica Europeia para Computação de Alto Desempenho (ETP4HPC). O segmento desenvolve instrumentos tecnológicos para fins de simulação, escalabilidade, computação científica, entre outros, que necessitem de recursos computacionais de alta complexidade e com ampla eficiência funcional e capacidade de armazenamento.

O mecanismo recém-inaugurado funciona como um fórum aberto e é voltado para qualquer organização que tenha suas bases de pesquisa e desenvolvimento instaladas na Europa e atue na área de supercomputação. Por enquanto, conta com a participação dos centros de pesquisa Fraunhofer, IRZ – Deutsche Stiftung für Internationale Rechtliche Zusammenarbeit, e Forschungszentrum Jülich, da Alemanha, HPC Barcelona Supercomputing Center, da Espanha, CEA, da França, e Cineca, da Itália, além das seguintes indústrias: Allinea, ARM, Bull, Entreprise Caps, Eurotech, IBM, Intel, Partec, STMicroelectronics e Xyratex.

Um dos objetivos estratégicos da plataforma é definir as prioridades do continente e da União Europeia em relação ao desenvolvimento de soluções de HPC, contemplando todas as etapas de sua cadeia produtiva. Ainda, espera-se que o projeto aumente a competitividade das indústrias e dos institutos de pesquisa atuantes nesse segmento, que é considerado “um elemento central para as inovações futuras, capaz de auxiliar em desafios econômicos e sociais que a Europa possa enfrentar”, de acordo com o comunicado “Computação de Alto Desempenho: o lugar da Europa na corrida global”, da Comissão Europeia.

O fórum também pretende ser um catalisador para o surgimento de novas pesquisas e produtos, assim como estimular os estudantes e os pesquisadores científicos e acadêmicos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). De acordo com o “Vision Paper”, documento lançado pela instituição, serão criados programas de pesquisa que facilitem a criação de start-ups e desenvolvam a capacidade das pequenas e médias empresas, além de incentivar o trabalho conjunto com outros setores de tecnologia e das telecomunicações.

“Um sistema forte de Computação de Alto Desempenho que desenvolve soluções projetadas aqui na Europa, gera empregos e fortalece a indústria, se torna economicamente sustentável. Essas novas forças conduzirão a uma vantagem competitiva para a União Europeia, permitindo a criação de novas oportunidades e novas atividades”, avalia a Comissão em seu documento.

Divulgação
Divulgação