Europa terá carregador único de celular

Em 2009, 14 fabricantes de telefones celulares, que respondem por 90% do mercado europeu, aceitaram o desafio de desenvolver um modelo único de carregador para todos os aparelhos, independente de marca e modelo. O objetivo era atender ao pedido da Comissão Europeia de reduzir o gasto de energia e o impacto ambiental causado pelos produtos descartados a cada vez que os consumidores trocam de celular.


Em conjunto, as empresas, entre elas, Apple, LG, Motorola, Nokia, Samsung e Sony Ericsson, criaram um protótipo de carregador com um conector micro-USB, que servirá para todos os aparelhos telefônicos que tenham esse tipo de entrada. O modelo foi adotado pelos organismos europeus responsáveis em dezembro do ano passado e apresentado oficialmente em um evento conjunto da Comissão Europeia e da Associação “Europa Digital”, nesta quarta-feira (9).


Rainer Brüderle, Ministro da Economia e Tecnologia da Alemanha, acredita que essa seja uma conquista para os consumidores, a indústria e o meio ambiente.


“O uso consciente da energia e dos recursos naturais, principalmente por causa do aumento dos seus preços, está na ordem do dia. A iniciativa das empresas de telecomunicação deve servir de exemplo também para outras áreas, como câmeras digitais, GPS ou MP3”, afirma o Ministro.


Embora nem todos os celulares tenham entrada USB, eles já são a maioria no mercado. Para os telefones antigos, a “Europa Digital”, que é composta por multinacionais do segmento de tecnologia e eletrônicos, criou um adaptador.


De acordo com os fabricantes, o novo carregador entrará no mercado ainda no primeiro semestre desse ano.

SXC
SXC