Fraunhofer apresenta Personal Trainer Eletrônico

Se a falta de motivação era um problema para se manter em forma, não há mais desculpas. Pesquisadores do Instituto alemão Fraunhofer de Circuitos Integrados (IIS) desenvolveram um personal trainer eletrônico que, além de motivar o praticante, também demonstra os movimentos de cada exercício, evitando que eles sejam feitos de forma errada e prejudiquem alguma articulação.


O assistente eletrônico funciona por meio de uma camiseta com um sensor acoplado, que capta os movimentos de quem a veste e os transmite para um televisor, computador ou smartphone. Na tela do aparelho escolhido, o sensor cria uma interface e projeta um “avatar”, ou seja, uma cópia virtual do usuário. A partir da imagem projetada, o programa analisa cada movimento realizado, comparando-os com os modelos fornecidos previamente por um profissional da área.


Assim como um professor de academia, o personal trainer eletrônico elogia o “aluno” quando os exercícios são executados corretamente e o corrige quando algo está errado, demonstrando, na tela, a forma certa de fazê-lo.


O plano de atividades programado previamente pode ser adaptado de acordo com as necessidades de cada usuário, como para um idoso ou um paciente em reabilitação física.


Os pesquisadores ainda estão trabalhando no aperfeiçoamento do sensor, para que ele reconheça os movimentos com mais precisão, mas a comunidade científica poderá conhecê-lo e testá-lo na próxima edição da Feira de Tecnologia, CeBIT, em Hannover, na Alemanha.

Divulgação / Fraunhofer
Divulgação / Fraunhofer