Fraunhofer apresenta projetor do futuro no Japão

Cientistas do Instituto alemão Fraunhofer de Óptica Aplicada e Engenharia de Precisão (IOF) desenvolveram um projetor de imagens microscópico capaz de gravar e reproduzir imagens extremamente nítidas, mesmo em ambientes iluminados. O “cubo projetor” com dimensões mínimas – apenas 11 milímetros de comprimento e 3 milímetros – será apresentado em uma feira de nanotecnologia no Japão, de 16 a 18 de fevereiro desse ano.


Segundo o físico do IOF, Marcel Sieler, “o diferencial da nova tecnologia de projeção é que a imagem já está integrada na microóptica. Os pixels, que medem apenas 100 nanômetros, são armazenados em uma camada de cromo sob a lente. A estrutura tem aproximadamente 250 micro-lentes e sob cada uma delas existe uma micro-imagem. Quando todas elas são projetadas na parede ao mesmo tempo, uma imagem de alta qualidade é produzida a partir de um projetor extremamente pequeno”.


Os cientistas também desenvolveram um protótipo do tamanho de uma caixa de fósforos que pode projetar apresentações, clipes e filmes de um celular de um computador portátil na parede.


Para desenvolver micro-lentes cuja composição química fosse estável, os cientistas do IOF contaram com a ajuda de pesquisadores do Instituto Fraunhofer de Pesquisa de Silicato (ISC). Os químicos do ISC criaram um material especial composto de carbono, hidrogênio, óxido de silicone e óxido de titânio, similar a uma mistura natural criada pelos antigos Maias, que evita que a lente sofra alterações químicas ao longo do tempo e perca, desta maneira, sua precisão e qualidade.

Divulgação / Fraunhofer
Divulgação / Fraunhofer